A previsão para esta sexta-feira (22) indica tempo muito quente em todas as regiões do Acre, com possibilidade de pancadas rápidas e, em alguns pontos, chuvas fortes, segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale, em seu site de notícias climáticas O Tempo Aqui. Os ventos podem chegar a 60 km/h em algumas regiões do estado.
No leste e sul do estado, que compreendem as microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira, o dia será de sol e nuvens, com chance de precipitações isoladas. A umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 40% à tarde, chegando a 95% no início da manhã. Os ventos devem soprar fracos, com rajadas moderadas vindas do norte, além de variações de noroeste e nordeste.
Já no centro e oeste, que incluem Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a previsão aponta para sol, nuvens e chuvas passageiras. A umidade deve oscilar entre 45% e 55% no período da tarde e alcançar até 100% no amanhecer. Os ventos seguem o mesmo padrão das demais regiões.
As temperaturas devem se manter elevadas em todo o estado:
Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 21ºC e 23ºC, máximas entre 35ºC e 37ºC;
Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas de 20ºC a 22ºC, máximas de 35ºC a 37ºC;
Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas de 21ºC a 23ºC, máximas de 35ºC a 37ºC;
Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 21ºC e 23ºC, máximas de 35ºC a 37ºC;
Tarauacá e Feijó: mínimas de 22ºC a 24ºC, máximas de 35ºC a 37ºC;
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas de 22ºC a 24ºC, máximas de 34ºC a 36ºC;
Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas de 22ºC a 24ºC, máximas de 34ºC a 36ºC.
O cenário reforça a tendência de calor intenso e instabilidade climática típica da região amazônica durante o período de transição entre o verão amazônico e o início das chuvas mais regulares.