Ícone do site Folha do Acre

Acre deve registrar calor recorde com temperaturas podendo passar de 37°C, diz Friale

climate change, low angle view Thermometer on blue sky with sun shining in summer show increase temperature, concept global warming

Depois de dias com baixa umidade do ar, que chegou a 19% em Rio Branco na sexta-feira (15), o Acre deve enfrentar esta semana uma onda de calor que pode marcar o recorde do ano. Em alguns dias, as temperaturas máximas podem ultrapassar 37°C. Até agora, os maiores registros em 2025 foram 36,4°C em Tarauacá, no domingo (17), e 36,1°C em Rio Branco, na quinta-feira (14).

As chuvas deverão ocorrer de forma passageira e pontual, podendo atingir qualquer município, mas com maior frequência no centro do estado e no vale do Juruá. Segundo a previsão, as máximas à tarde devem variar entre 34°C e 37°C, enquanto as mínimas, no início da manhã, devem ficar entre 21°C e 24°C.

A umidade relativa do ar mínima, registrada durante a tarde, deve variar entre 25% e 40% no leste e sul do estado, e entre 35% e 50% no centro e no vale do Juruá. Os ventos devem soprar fracos a calmos, com rajadas ocasionais, predominando do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Também há possibilidade de temporais isolados, com ventos fortes e raios, em alguns municípios, conforme alerta do pesquisador meteorológico Davi Friale, em seu site de notícias “O Tempo Aqui”.

Sair da versão mobile