Depois de dias com baixa umidade do ar, que chegou a 19% em Rio Branco na sexta-feira (15), o Acre deve enfrentar esta semana uma onda de calor que pode marcar o recorde do ano. Em alguns dias, as temperaturas máximas podem ultrapassar 37°C. Até agora, os maiores registros em 2025 foram 36,4°C em Tarauacá, no domingo (17), e 36,1°C em Rio Branco, na quinta-feira (14).
As chuvas deverão ocorrer de forma passageira e pontual, podendo atingir qualquer município, mas com maior frequência no centro do estado e no vale do Juruá. Segundo a previsão, as máximas à tarde devem variar entre 34°C e 37°C, enquanto as mínimas, no início da manhã, devem ficar entre 21°C e 24°C.
A umidade relativa do ar mínima, registrada durante a tarde, deve variar entre 25% e 40% no leste e sul do estado, e entre 35% e 50% no centro e no vale do Juruá. Os ventos devem soprar fracos a calmos, com rajadas ocasionais, predominando do norte e com variações de noroeste e nordeste.
Também há possibilidade de temporais isolados, com ventos fortes e raios, em alguns municípios, conforme alerta do pesquisador meteorológico Davi Friale, em seu site de notícias “O Tempo Aqui”.