O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), decretou ponto facultativo para a próxima segunda-feira, 4 de agosto, em virtude da transferência do feriado estadual do Início da Revolução Acreana, originalmente celebrado em 6 de agosto.
De acordo com o Decreto nº 2.501, publicado nesta quinta-feira, 1º de agosto, o feriado de quarta-feira será antecipado para segunda-feira, permitindo uma folga prolongada aos servidores municipais logo após o encerramento da Expoacre 2025, maior feira de agronegócios do estado.
O decreto, assinado por Bocalom, estabelece ainda que os secretários municipais e autoridades da Administração Pública poderão convocar servidores para expediente normal caso haja necessidade de serviço, sem que isso gere obrigação de compensação futura.
As determinações do decreto, no entanto, não se aplicam às atividades consideradas essenciais no âmbito do município, que devem manter seu funcionamento regular.
A medida segue a mesma linha adotada pelo Governo do Estado, que também decretou ponto facultativo na segunda-feira, permitindo a continuidade das comemorações e encerramento da feira, além de impulsionar o turismo local no período.