A Câmara Municipal de Rio Branco aprovou no último dia 15 de julho uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 que prevê a criação de uma Clínica Ambulatorial Veterinária Pública na capital. A proposta é de autoria do vereador João Paulo (PSD), que celebrou o resultado como uma vitória concreta em favor da causa animal e da população em situação de vulnerabilidade.
Nas redes sociais, o parlamentar destacou a importância da conquista:
“Com muita alegria, anuncio a aprovação, na Câmara Municipal, da emenda aditiva à LDO de minha autoria, que prevê a criação de uma Clínica Ambulatorial Veterinária em nossa cidade. Esse é um passo concreto para garantir atendimento veterinário gratuito a animais de famílias de baixa renda e apoiar o trabalho dos protetores independentes que cuidam dos nossos animais com tanto esforço.”
A proposta foi incorporada ao eixo de meio ambiente da LDO e tem como objetivo garantir acesso gratuito ou a baixo custo a serviços como consultas, vacinação e procedimentos simples para animais que vivem com famílias de baixa renda, estão abandonados ou são acolhidos por cuidadores voluntários.
João Paulo também reforçou o apelo para que o Executivo municipal transforme a medida em realidade:
“Agora, o próximo passo é a Prefeitura viabilizar a implantação da clínica, e deixo aqui meu pedido para que a @prefriobranco abrace essa causa tão urgente e necessária. Seguimos firmes na luta por uma cidade mais justa, solidária e que cuide de todos, inclusive dos nossos animais!”
Com a emenda aprovada, a expectativa é que a Prefeitura de Rio Branco incorpore o projeto às ações orçamentárias e estruturais dos próximos anos.