Exatamente um mês após a fuga de nove detentos do Complexo Penitenciário de Rio Branco, nenhum deles foi recapturado até este sábado, 19. A informação foi confirmada pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), que reforçou a continuidade das ações integradas das forças de segurança na tentativa de localizar os foragidos.
A fuga aconteceu no dia 19 de junho, por volta das 6h da manhã, no pavilhão P da Divisão de Estabelecimento Penal de Recolhimento Provisório — setor destinado a presos ainda sem sentença definitiva. Somadas, as penas dos fugitivos ultrapassam 400 anos, envolvendo condenações por crimes como roubo, homicídio e participação em organizações criminosas.
Desde o episódio, operações terrestres e aéreas vêm sendo realizadas, com apoio de veículos, helicópteros e unidades de inteligência. As investigações se baseiam em denúncias anônimas e outras informações sigilosas.
No dia seguinte à fuga, moradores da Vila Custódio Freire, nas proximidades do presídio, relataram à polícia terem avistado alguns dos fugitivos. Eles teriam invadido uma residência ao derrubarem um muro durante a fuga. Apesar da pronta resposta da Polícia Militar, nenhum suspeito foi capturado.
Apesar da ampla mobilização e da repercussão do caso, o paradeiro dos fugitivos ainda é desconhecido. As autoridades reforçam o apelo à população para que colabore com as investigações, por meio de denúncias anônimas que possam levar à localização dos homens.