terça-feira, 29 julho 2025

Sob chuva, gritaria e humilhação, parte da imprensa é impedida de participar de coletiva de Zezé Di Camargo & Luciano na Expoacre

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Desrespeitos! Foi o que se ouviu de todos os profissionais da imprensa, que, de forma desrespeitosa, foram impedidos de fazer seu trabalho.

Alguns profissionais da imprensa acreana foram surpreendidos, na noite desta segunda-feira, 28, ao serem impedidos de acessar a coletiva de imprensa da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, que se apresenta na terceira noite da Expoacre 2025, mesmo após terem recebido previamente um comunicado oficial com horário marcado para o atendimento aos veículos de comunicação.

Parte da imprensa foi barrada. Apenas alguns veículos foram privilegiados/Foto: Folha do Acre

A coletiva estava prevista para ocorrer às 21h30, conforme release distribuído anteriormente pela Secretaria de Comunicação do governo do Acre (Secom) à imprensa local. No entanto, ao chegarem ao local, os jornalistas encontraram os portões fechados e não obtiveram acesso ao espaço, mesmo sob forte chuva. Muitos profissionais relataram falta de informações, desorganização e se sentiram desrespeitados diante da situação.

Influenciadora Juh Velegas e alguns jornalistas de veículos privilegiados conseguiram acesso enquanto a maioria dos jornalistas ficou de fora/Foto: Folha do Acre

Produção dos artistas atribuiu culpa ao governo do Acre

Questionado sobre o impedimento, o responsável pela assessoria da dupla atribuiu a falha à assessoria de comunicação do governo do Estado, alegando que esta não teria repassado corretamente os procedimentos para acesso à coletiva. “Vocês tem que reclamar com a assessoria do governo local. A desorganização e falta de informação foi deles”, afirmou um integrante da produção.

De forma ríspida, o assessor afirmou que apenas a equipe de comunicação do governo e representantes das emissoras afiliadas à TV Globo e SBT local estariam autorizados a participar da entrevista.

Digital influencer, Juh Velegas entrou para entrevistar a dupla ao lado do namorado que não é jornalista/Foto: Reprodução

Favorecimento a um veículo?

O clima de insatisfação se intensificou após a equipe do portal ContilNet ser vista acessando o local da coletiva sem qualquer impedimento, o que levantou suspeitas de favorecimento, o que pode ser considerado uma afronta ao princípio da isonomia entre os órgãos de imprensa.

A secretária de Comunicação do Estado, Nayara Lessa, chegou pouco tempo depois e, demonstrando desconforto com a situação, alegou que ela própria também teria sido barrada. A informação gerou estranhamento, uma vez que a secretária é uma das responsáveis pela articulação do evento. Inclusive, Nayara encaminhou à redação da Folha do Acre e de outros veículos o seguinte release:

“Olá amigos, boa noite!

Os cantores Zezé de Camargo e Luciano irão atender a imprensa a partir das 21h30 nos camarins atrás do palco.

A organização autorizou a participação de dois jornalistas por veículo de comunicação.

Quando chegarem no camarim podem procurar o Mayon para o direcionamento.”

Grande parte dos jornalistas foi impendida de entrar para coletiva com Zezé Di Camargo e Luciano/Foto: Folha do Acre

Pegadinha do governador

O governador Gladson Camelí chegou ao local minutos depois acompanhado da namorada e chegou a simular uma tentativa de liberar a entrada da imprensa, mas logo entrou no camarim e não retornou para prestar esclarecimentos. Foi pegadinha!

Jornalistas enfrentaram chuva e foram impedidos de cobrirem coletiva de imprensa/Foto: Folha do Acre

Nota da redação

A imprensa acreana exerce seu trabalho de forma séria e comprometida, contribuindo para a transparência e a informação da sociedade. O episódio desta segunda-feira representa um desrespeito não apenas aos profissionais presentes, mas à população que acompanha a cobertura da Expoacre. É imprescindível que os responsáveis, sejam do governo ou da produção artística, assumam suas responsabilidades e garantam o acesso igualitário dos meios de comunicação, como prevê o bom exercício da democracia.

Infuenciadora tem acesso à coletiva enquanto jornalistas são barrados/Foto: Folha do Acre
Publicidade