A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou neste domingo, 20, que a taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas da capital é de 60%. O dado corrige informações anteriormente divulgadas que indicavam uma taxa de 95%.
De acordo com a Central Estadual de Regulação de Leitos, o Hospital da Criança (Hospital Infantil Iolanda Costa e Silva) conta atualmente com seis leitos de UTI pediátrica disponíveis — quatro berços e duas camas. Na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) pediátrica da mesma unidade, há cinco vagas livres.
Outros hospitais de referência em Rio Branco também apresentam disponibilidade de leitos:
Hospital Santa Juliana: uma vaga em UTI Neonatal e duas em UCI Neonatal;
Hospital da Criança: três berços disponíveis na enfermaria.
A Sesacre destacou que o monitoramento dos leitos pediátricos e neonatais é feito em tempo real, o que permite respostas rápidas e garante a continuidade do atendimento, inclusive diante de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças — que, segundo a pasta, vêm apresentando tendência de redução.
A secretaria também orienta que a população procure as unidades básicas de saúde para casos de sintomas gripais leves, reservando as emergências hospitalares para situações mais graves. A medida, segundo a Sesacre, é essencial para manter o bom funcionamento da rede hospitalar.