Ícone do site Folha do Acre

Sabores da Amazônia e da Bahia se encontram em aulas-show na Expoacre 2025

Aulas-show dos chefs João Victor e Ricardo Brances apresentam burger e carpaccio inovadores de pirarucu, marcando início de programação diversificada

A união entre a cozinha baiana e a culinária amazônica foi o grande destaque da primeira noite da Expoacre 2025, no sábado, 26, com as aulas-show dos chefs João Victor (Senac Bahia) e Ricardo Branches (Senac Pará). O evento, que movimentou o estande do Sistema Comércio, proporcionou ao público uma verdadeira imersão sensorial em sabores regionais reinterpretados de forma criativa.

A programação de aulas no estande do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC continua neste domingo, 27 de julho. Os chefs Ricardo Branches e João Victor voltam ao espaço com novas receitas. O paraense apresenta o croquete de pirarucu, enquanto o baiano traz o filé à Tipuca, uma criação que mistura técnicas regionais com inovação.

Em 28 de julho, os dois chefs retornam ao palco com uma aula dedicada ao tradicional Filé de Sol. No dia 29, Bianca Cunha assume a programação com uma simulação das Competições Senac 2025. A partir do dia 30, o foco se volta ao universo da beleza: Sandra Santos ensina a técnica de brow lamination (laminação de sobrancelhas), seguida por uma Make Master Class com Geovane Santana no dia 31. Nos dias 1º e 2 de agosto, Natam Moreira apresenta a aula Look & Learn Hair Art, e no encerramento da programação, no dia 3 de agosto, Aldair Santos conduz uma aula-show com o tema “Do Salão à Passarela: O Poder do Penteado”.

O chef João Victor surpreendeu ao unir elementos da Bahia com ingredientes tradicionais da Amazônia em seu burger de pirarucu, um prato pensado para unir essas duas culinárias incríveis em sabor, texturas e cores. “Fiquei receoso com o azeite de dendê no pão, mas o pessoal adorou. Isso me deixou muito feliz porque deu certo”, comemorou o chef, que ainda convidou o público para as próximas aulas. “Estamos aqui compartilhando muita cultura e conhecimento. Amanhã trarei outros pratos e técnicas que podem agregar tanto para quem trabalha com gastronomia quanto para quem cozinha para a família”, convidou.

Já o chef Ricardo Branches apresentou o carpaccio de bacon de pirarucu, uma proposta ousada resultado de sete anos de pesquisa que resultou nesse produto novo, com defumação intensa que lembra o bacon suíno. “É uma nova possibilidade de consumo para quem não come carne de porco, mas quer o mesmo sabor e intensidade. Isso pode até transformar a realidade de criadores de peixe, que, com um pirarucu, usando a técnica correta, podem ganhar o equivalente ao que ganhariam com três”, explicou.

O impacto das aulas foi sentido também pelos participantes, como no caso de Ivan Ferreira de Souza, gastrônomo e professor de gastronomia, que saiu emocionado da experiência. “Essa aula-show foi fantástica. Vou levar para minha vida profissional. Quero repassar essa receita aos meus alunos e mostrar que é possível valorizar a cultura amazônica dentro da sala de aula”, afirmou.

Para Julia Lima da Cunha, o evento foi uma oportunidade de conhecer novas possibilidades gastronômicas com ingredientes regionais. “Nunca imaginei que dava para fazer hambúrguer de pirarucu. Estou encantada! A gente aprende a valorizar ainda mais a nossa cultura, incorporando técnicas de outros estados”, disse, empolgada com a programação das próximas noites.

AVISO LEGAL: As informações existentes nessa mensagem e nos arquivos anexados são para uso restrito, sendo seu sigilo protegido por lei. Caso não seja destinatário, saiba que leitura, divulgação ou cópia são proibidas. Favor apagar as informações e notificar o remetente. O uso impróprio será tratado conforme as normas da empresa e a legislação em vigor.

Sair da versão mobile