A Expoacre Juruá 2025 iniciou oficialmente seu tradicional rodeio na noite desta quinta-feira, 3, em Cruzeiro do Sul. Com a nova arena de rodeios do Espaço de Eventos Orleir Cameli completamente lotada, o público acompanhou uma cerimônia de abertura marcada por emoção, fé e espetáculo. O desfile dos peões, a homenagem à Nossa Senhora Aparecida e o show pirotécnico foram os destaques da noite, encantando os presentes.
Este ano, 56 peões participam da competição, que se estende até o próximo sábado, 5. O evento conta com competidores de todos os municípios acreanos, além de representantes dos estados do Amazonas e Rondônia.
Durante a cerimônia, o secretário de Estado de Agricultura, Luiz Tchê, elogiou a nova estrutura da arena, que tem capacidade para cinco mil pessoas e recebeu melhorias, como o asfaltamento dos acessos. Ele destacou ainda a grandiosidade do evento e o apoio do governo estadual.
“O nosso rodeio, em público, só perde para o de Barretos. Estamos nos consolidando como referência nesse segmento. E o governador Gladson Cameli, sempre sensível, garantiu uma picape como prêmio tanto para a campeã de Cruzeiro do Sul quanto para a de Rio Branco. Nenhum rodeio no Brasil oferece um prêmio desse porte”, afirmou o secretário.
A competição, segundo o coordenador do rodeio, Marcos Pereira, foi aberta para qualquer interessado e oferece premiação significativa: uma caminhonete para o primeiro lugar, uma motocicleta Honda para o segundo, e valores em dinheiro do terceiro ao décimo colocados.
“De hoje até sábado, a Expoacre vai respirar rodeio” resumiu Pereira.
Entre os competidores, o peão cruzeirense Ageu Marcos Souza, de 29 anos, destacou a alegria de disputar em sua cidade natal e a expectativa de conquistar o grande prêmio. Com 12 anos de carreira, Ageu afirma estar confiante.
“Desde os 14 anos monto em boi, comecei profissionalmente aos 17. Já fui finalista algumas vezes. Se Deus quiser, esse ano vai dar certo, vou a Rio Branco e, quem sabe, até Barretos” disse.
Outro nome de peso na disputa é Jessé Oliveira, natural de Ipixuna (AM) e atualmente morador de Barretos (SP), que já participou de competições nos Estados Unidos. Ele destacou o nível da arena acreana.
“Vim passar uma temporada em Cruzeiro e me impressionei com o profissionalismo do rodeio aqui. Estou focado em vencer e levar as caminhonetes” contou.
A competição continua nos próximos dias e promete grandes emoções até a final.