Com o avanço da estiagem e o aumento dos focos de queimadas, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), intensificou as ações do Plano de Combate e Prevenção às Queimadas Urbanas 2025. No último sábado, 13, as equipes de fiscalização ambiental estiveram atuando em diversos pontos do Segundo Distrito da capital.
As altas temperaturas típicas do período seco agravam a situação, comprometendo a qualidade do ar, desestabilizando o clima e aumentando os casos de doenças respiratórias. Além dos prejuízos à saúde da população, as queimadas causam danos significativos à fauna e à vegetação urbana.
De acordo com o fiscal ambiental Marconde Maia, as ações de fiscalização são realizadas ao longo de todo o ano, mas ganham reforço entre julho e setembro — período mais crítico da estiagem.
“Qualquer queima, mesmo que pareça inofensiva, como folhas no quintal, pode facilmente sair do controle e provocar grandes prejuízos. Por isso, orientamos que a população evite qualquer tipo de queima de resíduos. A Prefeitura oferece o serviço de recolhimento desses materiais, basta entrar em contato”, alertou Maia.
Um dos principais instrumentos utilizados no combate às queimadas é o Sistema de Gestão e Monitoramento de Queimadas, que fornece dados precisos sobre número de ocorrências, localização por regionais e tipos de focos, permitindo uma atuação mais rápida e eficiente por parte dos órgãos ambientais.
A Prefeitura também disponibiliza canais diretos para denúncias, como o “Guardião Ambiental”, plataforma digital que permite à população registrar ocorrências de queimadas, com ou sem identificação. O denunciante pode incluir fotos, vídeos, informações sobre os responsáveis e acompanhar o andamento da denúncia.
O acesso ao sistema pode ser feito pelo site meioambiente.riobranco.ac.gov.br ou pelo portal da Prefeitura, na aba Portal > Portal da Semeia. Outra opção é o WhatsApp do Disque Denúncia Ambiental: (68) 3212-7466.