quinta-feira, 24 julho 2025

Rbtrans estabelece novas regras e vistoria obrigatória para mototáxi e motofrete em Rio Branco

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Rbtrans) publicou nesta quarta-feira, 23, no Diário Oficial do Estado (DOE) uma portaria que estabelece novas regras de vistoria e padronização para os serviços de mototáxi e motofrete em Rio Branco.

A portaria define a vistoria obrigatória dos veículos utilizados nos serviços de transporte individual de passageiros e pequenas cargas por motocicleta, com o objetivo de reforçar a segurança e a regularização da categoria. O procedimento passa a valer imediatamente para todos os permissionários do serviço na capital acreana.

Após o cadastramento no serviço, os permissionários deverão apresentar à vistoria o veículo, capacetes, coletes e demais aCompromissos no Nordeste com Lula adiam vinda de Boulos ao Acre

A visita do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) a Rio Branco, que aconteceria nesta quinta-feira, 24, foi adiada. O parlamentar participaria de um evento na capital acreana para o lançamento de seu livro: “Para onde vai a esquerda?”.

De acordo com o dirigente nacional do PSOL, Jamyr Rosas, Boulos precisou alterar sua agenda devido a compromissos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Nordeste. A nova data da visita ainda será confirmada, mas a expectativa é que ocorra em agosto.

As informações foram repassadas pelo site Ac24horas. O lançamento da obra integra uma série de encontros promovidos pelo deputado em diferentes regiões do País para discutir os rumos da esquerda brasileira.cessórios. Em casos de substituição do veículo, o prazo para regularização é de 45 dias. Já os permissionários que precisam se adequar à nova padronização terão até 30 dias, conforme calendário a ser definido pela Rbtrans.

A vistoria técnica irá verificar itens como:

– Condições dos freios, pneus, iluminação e retrovisores;
– Documentação do veículo e do condutor;
– Identidade visual e adesivos conforme padrão da RBTRANS;
– Equipamentos de segurança obrigatórios, como protetores de perna e motor ou alças metálicas (protetores de carenagem);
– Estado de conservação dos capacetes e coletes com faixas refletivas.

Uma das principais mudanças trazidas pela nova portaria é a autorização para o uso de alças metálicas como alternativa ao tradicional protetor de motor do tipo “mata-cachorro”. A solicitação foi feita pelo Sindicato dos Mototaxistas e Motofretistas (Sindmoto).

As alças metálicas, no entanto, devem estar devidamente fixadas na estrutura da motocicleta, não podem comprometer a dirigibilidade e serão avaliadas durante a vistoria obrigatória. Caso não atendam aos critérios técnicos, poderão ser reprovadas.

A vistoria será realizada anualmente ou a qualquer tempo, mediante convocação da RBTRANS, e também poderá ocorrer em casos de denúncia formal ou troca de veículo.

Publicidade