A Polícia Federal deflagrou, nas últimas duas semanas, três importantes operações voltadas ao combate aos crimes de desmatamento ilegal e incêndios florestais no estado.
As ações fazem parte de uma estratégia robusta de enfrentamento aos delitos ambientais que afetam diretamente o bioma amazônico e a integridade das terras públicas federais.
As operações denominadas Usurpare III, Pyros I E Pyros II foram realizadas, respectivamente, nos municípios de Acrelândia/AC, Manoel Urbano/AC e Boca do Acre/AM, e já resultaram em prisões, apreensão de equipamentos, bem como na destruição de instrumentos utilizados diretamente na prática criminosa.
As diligências integram o planejamento tático operacional desenvolvido para o ano de 2025 e refletem o compromisso da Polícia Federal em proteger o patrimônio ambiental brasileiro.
Com o objetivo de ampliar sua presença nas áreas mais sensíveis da região, a Polícia Federal instalou base fixa de operações no município de Boca do Acre/AM, além de manter estrutura ativa na capital, Rio Branco/AC.

Ambas as bases servirão de ponto de apoio logístico e operacional para a realização de ações semanais e continuadas ao longo de todo o segundo semestre de 2025.
O foco das operações está centrado em regiões de especial interesse ambiental, onde têm sido identificadas ações de grilagem, invasão de terras públicas federais, desmatamento ilegal e uso indiscriminado de fogo como instrumento de limpeza de áreas.
A atuação tem como objetivo responsabilizar os executores materiais e os mandantes das ações criminosas, assegurando a restauração da legalidade e a repressão qualificada às condutas que comprometem o equilíbrio ambiental.