sexta-feira, 11 julho 2025

Nível do Rio Acre segue em queda em Rio Branco e região mantém estabilidade

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

Os níveis dos principais rios monitorados no Acre seguem em declínio, conforme apontam os dados mais recentes do Serviço Geológico do Brasil (SGB), divulgados nesta sexta-feira (11). Em Rio Branco, o Rio Acre apresenta tendência de queda leve, mantendo-se muito abaixo das cotas de alerta.

Segundo o boletim atualizado até as 9h07, a cota do Rio Acre na capital variou de 1,83 metro, no início da manhã de quinta-feira (10), para 1,80 metro nesta sexta. Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuvas no ponto de monitoramento. A cota de atenção para a região é de 12,50 metros, enquanto o nível de alerta é de 13,50 metros. A cota de inundação, por sua vez, é estabelecida em 14 metros — patamar distante da realidade atual.

Em outros pontos do estado, o cenário também é de tranquilidade. No município de Capixaba, o nível do Rio Abunã está estável em 1,30 metro desde as primeiras horas do dia 10. A estação pluviométrica registrou apenas 0,2 milímetro de chuva no início da manhã de ontem, sem novos acumulados significativos desde então.

No Riozinho do Rôla, que também corta parte da capital, a medição mais recente mostra cota de 1,10 metro, marcando leve redução em relação aos 1,14 metro observados na quinta-feira. A estação instalada no trecho não identificou chuvas nos últimos cinco dias.

Os relatórios técnicos reforçam que o período de estiagem contribui para a estabilidade dos níveis. Embora a tendência seja de manutenção do quadro, os órgãos de monitoramento seguem acompanhando eventuais mudanças, principalmente em caso de chuvas a montante, que podem alterar o volume dos rios em áreas urbanas e rurais.

Publicidade