Com o objetivo de oferecer qualificação profissional e promover a ressocialização de detentos do sistema prisional acreano, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) apresenta na Expoacre 2025 os resultados do projeto Som da Liberdade. A iniciativa capacita internos por meio do curso de luteria — arte e ofício de construir, reparar e ajustar instrumentos musicais de corda, como violões.
Em execução desde 2024, o projeto já formou dezenas de detentos, que agora exibem suas criações na 50ª edição da Expoacre. Os instrumentos produzidos são fruto do aprendizado e da dedicação dos alunos durante a formação.
Segundo o coordenador do projeto, Jardel Costa, a proposta vai além da capacitação técnica. “Eles têm a oportunidade de se qualificar e conquistar, de fato, uma profissão. A luteria é uma área em crescimento e, além disso, o projeto integra nossa missão de reeducação e reintegração social dos apenados”, afirma.
Outro destaque importante é que todo o recurso arrecadado com a venda dos instrumentos musicais será revertido para o fortalecimento e a manutenção do próprio projeto, possibilitando a continuidade das atividades e beneficiando novos participantes.
A exposição tem chamado a atenção dos visitantes, não apenas pela beleza e qualidade dos instrumentos, mas também pela história de superação e transformação por trás de cada peça.