Ícone do site Folha do Acre

MPAC cumpre mandados de busca e apreensão em Xapuri após descarte ilegal de medicamentos válidos no lixão

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Promotoria de Justiça Cumulativa de Xapuri, cumpriu, nesta terça-feira (15), mandados de busca e apreensão em endereços ligados à administração pública do município de Xapuri. A operação tem o objetivo de aprofundar as investigações sobre o descarte ilegal de medicamentos e materiais hospitalares, encontrados no lixão da cidade, inclusive dentro do prazo de validade.

As diligências ocorreram na Secretaria Municipal de Saúde, Farmácia Municipal, Secretaria de Meio Ambiente, além das residências de três investigados. A Justiça autorizou também a quebra do sigilo de dados dos aparelhos celulares e computadores apreendidos, com o intuito de identificar provas relacionadas à possível prática criminosa.

A operação foi motivada pelas conclusões obtidas em uma inspeção conduzida pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), órgão auxiliar do MPAC, que no último dia 9 identificou grandes quantidades de medicamentos, seringas e outros materiais hospitalares descartados irregularmente. Parte dos produtos ainda estava lacrada e foi encontrada enterrada ou disposta de maneira camuflada, misturada a resíduos domésticos e parcialmente coberta por barro e galhadas, sugerindo tentativa de ocultação.

Com a operação, o MPAC busca garantir a preservação de elementos probatórios essenciais, esclarecer as circunstâncias e motivações do descarte irregular, além de identificar possíveis responsáveis por eventuais danos ao patrimônio público e riscos à saúde da população.

Ascom MPAC

Sair da versão mobile