segunda-feira, 21 julho 2025

MP do Acre investiga prefeito do Bujari por distribuição de dinheiro durante a ExpoBujari

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa do Bujari, instaurou um inquérito civil para investigar a conduta do prefeito João Edvaldo Teles de Lima, conhecido como “Padeiro”, durante a realização da ExpoBujari — evento promovido pela Prefeitura Municipal.

A investigação foi motivada por matérias jornalísticas que denunciaram a distribuição de cédulas de dinheiro ao público presente, feita pelo próprio prefeito, por meio de pacotes lançados do palco do evento. O MPAC busca apurar se houve desvio de finalidade no uso da estrutura pública e possível violação aos princípios da Administração Pública, especialmente o da impessoalidade, conforme estabelece a Constituição Federal.

O inquérito também irá investigar a origem dos valores distribuídos, mesmo que tenham saído da remuneração pessoal do agente político, já que a ExpoBujari contou com financiamento público. O objetivo é verificar se houve promoção pessoal do prefeito com recursos vinculados ao erário, o que pode configurar ato de improbidade administrativa.

O MPAC determinou que a Prefeitura do Bujari preste esclarecimentos sobre o caso no prazo de 10 dias. A administração municipal deve apresentar cópia integral do contrato que embasou a realização da ExpoBujari, bem como documentos que comprovem a origem dos recursos utilizados e o montante efetivamente distribuído à população.

Como parte da investigação, o MP também solicitou a anexação de vídeos e reportagens publicadas nas redes sociais e determinou a oitiva de testemunhas que estavam presentes no evento.

Publicidade