sexta-feira, 4 julho 2025

Marcha Para Jesus é declarada patrimônio cultural e imaterial no Acre: ‘solidariedade, respeito e cidadania’

Redação Folha do Acre

A Marcha para Jesus se tornou patrimônio cultural e imaterial do Acre, conforme uma leia sancionada pela governadora em exercício, Mailza Assis (PP), e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (2).

O texto, de autoria do deputado estadual Clodoaldo Rodrigues (Republicanos), foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) em votação no dia 18 de junho e ressalta que o evento, organizado pela Associação dos Ministros do Evangelho do Acre (Ameacre), reúne pessoas de diferentes crenças e também movimenta a economia local.

“Originada na década de 1980, a marcha tem se consolidado como uma das maiores manifestações cristãs do mundo, promovendo não apenas a liberdade de crença e expressão religiosa, mas também valores como solidariedade, respeito e cidadania”, cita a justificativa.

Em maio deste ano, a marcha teve cerca de 10 mil participantes, segundo o governo, em caminhada que seguiu da Gameleira até a Arena da Floresta. Apesar do número abaixo do estimado pela organização, uma multidão de religiosos participou do ato.

“A importância histórica e sociocultural, assegurando sua preservação e continuidade. Como evento que transcende as fronteiras religiosas e atrai pessoas de diferentes crenças e camadas sociais, a marcha contribui para o fortalecimento dos laços comunitários, incentivando ações sociais, campanhas de conscientização e iniciativas de auxílio a populações vulneráveis”, acrescenta a lei.

Informações G1

Publicidade