O ex-governador do Acre e atual presidente da Apex/Brasil, Jorge Viana, comentou na quarta-feira (30) sobre a ordem executiva que impõe novas tarifas para os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos.
Viana afirmou durante pronunciamento nas redes sociais que a notícia é ruim para os brasileiros, mas disse que quem mais ganha com o comércio bilateral entre Brasil e Estados Unidos e o país norte-americano.
“Os números são ruins porque não tem nenhuma razão de termos aumento das tarifas já que os Estados Unidos é quem mais ganha com o comércio bilateral com o Brasil”, disse Viana.
O presidente da Apex disse ainda que 379 produtos brasileiros foram retirados da lista do tarifaço.
“A notícia é ruim. Mas também traz exceções para 379 produtos brasileiros, que seguirão com 10% de taxa. Esses produtos representam perto de US$ 18 bilhões, ou seja, mais de 40% do que exportamos para aquele país no ano passado. O presidente Lula, com o vice Geraldo Alckmin e seus ministros, procurou o tempo todo abrir o diálogo, que é o melhor caminho para manter uma relação comercial bicentenária como essa”, disse Viana.