sexta-feira, 11 julho 2025

Jorge Viana critica tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros e ironiza lema bolsonarista: “Cadê o Brasil acima de tudo?”

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, utilizou as redes sociais nesta quinta-feira, 10, para se manifestar sobre a decisão dos Estados Unidos, liderados pelo presidente Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

Sem mencionar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro ou o deputado Eduardo Bolsonaro, Viana apontou que a postura adotada por ambos em relação aos Estados Unidos contribuiu para o atual cenário, que, segundo ele, representa um prejuízo significativo ao Brasil.

Em tom crítico e irônico, Viana ironizou um dos principais lemas do bolsonarismo — “Brasil acima de tudo” — para questionar os impactos da medida. “Uma coisa são as disputas políticas e as diferenças ideológicas. A outra é prejudicar um país inteiro numa guerra que só tende a destruir negócios nacionais, comprometendo nossos empregos e nossa economia. Cadê o ‘Brasil acima de tudo’?”, escreveu o presidente da ApexBrasil em publicação no X (antigo Twitter).

Publicidade