terça-feira, 22 julho 2025

Jorge Viana critica carta de Trump e destaca potencial do Acre para exportações

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

Em vídeo publicado na recentemente em suas redes sociais, o ex-senador Jorge Viana (PT) classificou como “escândalo” a carta enviada pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil, e ressaltou os impactos negativos de uma possível guerra tarifária para a economia brasileira.

“É claro que essa carta vinda do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o Brasil, publicada em rede social, é um escândalo por si só. Não, o prejuízo vai para todo mundo”, afirmou Viana. Ele destacou que o Acre tem se destacado economicamente graças ao trabalho do atual governo federal e à atuação da Associação Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil), da qual é presidente.

“O Acre é um estado hoje, modéstia à parte, graças ao trabalho feito nesse terceiro mandato do presidente Lula e um trabalho que a gente faz na Apex, é o estado que mais cresce suas exportações”, afirmou. O ex-senador lembrou que medidas como guerras tarifárias impactam “diretamente o Brasil inteiro, o mundo inteiro”.

Viana criticou ainda a atuação de parte dos políticos acreanos, afirmando que “a maioria dos políticos que nós temos, ocupando cargos que o povo deu, estão completamente fora de fazer uma defesa explícita do interesse nacional, da soberania do Brasil, do interesse do trabalhador brasileiro, de verdade, das empresas brasileiras”.

Segundo ele, medidas protecionistas estrangeiras podem levar ao fechamento de mercados, empresas e, consequentemente, à perda de empregos. “Isso é fechar mercado, isso é fechar empresas, isso é desempregar pessoas”, destacou.

Na legenda do vídeo, Jorge Viana enfatizou o potencial do Acre para o crescimento das exportações e citou investimentos feitos durante sua gestão como governador, incluindo a construção da Estrada do Pacífico. “Sempre acreditei no potencial do Acre para exportações. Quando governador construímos a Estrada do Pacífico e, no Senado Federal, defendi desde 2012 a implantação da Ferrovia Atlântico-Pacífico”, afirmou.

Ele também ressaltou os avanços na ApexBrasil, entidade que preside atualmente, e os recordes recentes de exportação do estado: “Agora na presidência da Associação Brasileira de Promoção de Exportações temos trabalhado muito para consolidar parcerias e ampliar mercados. Os resultados são históricos. O Acre bateu recorde de exportações nos últimos dois anos. De 2023 pra cá já foram mais de 1 bilhão de reais exportados”.

Publicidade