sexta-feira, 4 julho 2025

Jhon Douglas assume Secretaria de Esportes de Rio Branco com foco na articulação e participação popular

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

O novo secretário municipal de Esportes de Rio Branco, Jhon Douglas da Costa Silva, ex-chefe de gabinete da senadora Mailza e ex-secretário estadual de Empreendedorismo e Turismo, afirmou que sua gestão terá como prioridade ouvir e integrar quem atua diretamente no esporte local.

Em entrevista exclusiva à Folha do Acre, Jhon Douglas relatou sua trajetória política, marcada por experiências nos bastidores e na coordenação de campanhas eleitorais. Segundo ele, essa vivência será fundamental para administrar a pasta, que exige diálogo constante e articulação política.

“Enquanto experiência, fui chefe de gabinete da Mailza, mandato de Senado. Depois disso, fui secretário de Estado de Empreendedorismo e Turismo. Após ser secretário, veio o período de campanha. Antes disso, estive na campanha de 2020 do Bocalom com a Mailza, a qual nós abraçamos ali pra ir pra cima. Atuei no plano de governo, na gestão de campanha, fiz parte da comissão de campanha. Então, fora isso, voltei de novo para a SEET no início do governo, onde a Mailza foi vice-governadora. Depois disso, me ausentei da política, fui cuidar das minhas coisas. Eu também tenho outros negócios. Passei um período fora, voltei para a campanha de 2024, coordenei a campanha do vereador Leôncio Castro. Atualmente estava como chefe de gabinete da vice-presidência, auxiliando as demandas com projetos de lei, com as indicações, os trâmites da Casa, bem como PLDO e outros”, disse.

Sobre os desafios de assumir a Secretaria de Esportes, destacou: “A grande questão de assumir uma pasta é que o secretário é um cargo político. Então ele precisa dominar a arte da articulação, do diálogo, e as ações necessárias para que aquela pasta funcione. Tenho plena convicção de que a experiência do profissional conta muito para o bom empenho e resultado daquilo ao qual se propõe.”

Jhon Douglas revelou que sua ligação com o esporte é antiga, principalmente no futebol amador, área em que atuou como diretor da Superliga de Futebol Amador desde 2019. Para ele, o evento é o maior da região Amazônica na modalidade.

“Poucos sabem, mas por eu viver de bastidores, eu tenho uma vida assídua no esporte, com ênfase no futebol amador. Atuei desde 2019 como diretor de esportes da Superliga de Futebol Amador. Ano passado, a Superliga foi considerada o maior evento esportivo amador de futebol na Amazônia, e esse ano tenho certeza que, com o planejamento que já vinha sendo proposto, nós conseguiríamos elevar o patamar para de fato representar a Amazônia como um todo em futebol amador”, afirmou.

Questionado sobre os primeiros passos à frente da Secretaria, explicou que pretende dar continuidade ao trabalho já iniciado e ampliar a participação dos praticantes.

“A maior motivação para assumir de fato a secretaria é acreditar que, com a política, a articulação e o conhecimento que eu tenho, o ponto chave para fazer a coisa acontecer é contar de fato com quem está na ponta. Esses são os fatores que vão determinar como de fato vou chegar e resolver os problemas. Conto plenamente com o apoio de quem está na ponta, sejam as pessoas físicas, os professores de escolinha, sejam aquelas que fazem o futebol acontecer com seu próprio esforço, as entidades. Sem eles, não consigo fazer gestão de uma pasta de Secretaria de Esportes”, afirmou.

Ele também enfatizou a importância da revitalização da infraestrutura esportiva e do incentivo a diferentes modalidades. “De fato, o esporte carece de investimento, estrutura. Entro com a missão e dedicação plena, sabendo que o esporte é uma ferramenta propulsora da comunidade. Temos inúmeros casos de atletas de Rio Branco que brilham no Brasil e no mundo, e vamos buscar trazer os olhos do mundo para dentro da cidade, para ver e investir nos nossos atletas. Vamos fazer de tudo para que eles consigam aparecer, brilhar e contribuir com a sociedade”, disse.

Quanto à equipe, Jhon Douglas afirmou que irá reunir os servidores atuais e buscar parcerias intersetoriais para fortalecer a política esportiva municipal.

“Nós temos um time já na secretaria e nos próximos dias vou me reunir com eles. Temos também parceiros e pessoas que estão na ponta fazendo acontecer. Quero reunir todo mundo para que a estrutura chegue à ponta, garantindo que professores e profissionais tenham condições adequadas para o trabalho. O e-sporte, por exemplo, é uma das categorias que queremos investir e tornar mais reconhecida. Também buscaremos parcerias com secretarias como Educação, Cuidados com a Cidade e EMURB para ampliar as ações”, afirmou.

Por fim, o secretário ressaltou o papel social do esporte para Rio Branco. “Vejo o esporte como uma das ferramentas mais poderosas na formação de crianças e jovens, especialmente em uma cidade que ainda enfrenta tantas desigualdades sociais. O esporte não é apenas lazer, é um instrumento de transformação social, que ensina disciplina, respeito, trabalho em equipe, superação e resiliência. Em bairros com poucos recursos e muitas dificuldades, o esporte é um caminho seguro para afastar os jovens da criminalidade, das drogas e da evasão escolar. Sob a liderança do prefeito Tião Bocalom, vamos intensificar esforços para democratizar o acesso às práticas esportivas, ampliar núcleos descentralizados, revitalizar quadras e firmar parcerias com clubes, federações, entidades e escolas. O compromisso é fazer com que o esporte esteja presente na vida de todas as crianças e jovens, independente de onde moram ou da condição financeira das famílias”, finalizou.

Publicidade