quinta-feira, 10 julho 2025

Homem é filmado espancando cavalo e MPAC pede abertura de inquérito policial contra agressor

Redação Folha do Acre

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Juruá, instaurou notícia de fato e requisitou a abertura de inquérito policial para apurar um caso de maus-tratos a cavalo ocorrido no município de Mâncio Lima.

A medida foi adotada após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, que mostra o animal sendo amarrado e agredido com golpes de madeira por um rapaz. Diante do caso, o MPAC requisitou à Delegacia de Polícia Civil que apure o caso.

Entre as diligências solicitadas pelo MPAC está a identificação e qualificação completa dos possíveis autores; oitiva de testemunhas, incluindo a pessoa que gravou ou divulgou o vídeo, moradores da região e o possível proprietário do animal.

Também foi solicitada uma perícia técnica especializada para verificar lesões e sofrimento do cavalo, análise das imagens por perito criminal e elaboração de laudo veterinário sobre o estado de saúde do equídeo.

Além disso, outras diligências, como o reconhecimento do local dos fatos, apreensão do instrumento utilizado nas agressões, verificação da propriedade do animal e busca por novas evidências também foram solicitadas.

Ascom MPAC

Publicidade