quarta-feira, 16 julho 2025

Governo promete Expoacre histórica para comemorar os 50 anos da maior feira do Acre

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

A Expoacre 2025, que marcará os 50 anos da tradicional feira agropecuária, promete ser um evento grandioso e inovador. Em coletiva realizada na manhã desta quarta-feira, 16, o secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, anunciou os detalhes da feira agropecuária. Com abertura oficial marcada para o próximo dia 26 de julho, o evento contará com a tradicional cavalgada, além de uma programação recheada de atrações culturais, musicais e espaços dedicados ao turismo e ao empreendedorismo local.

“Esse ano estamos iniciando a nossa tão esperada festa agropecuária, que é a nossa Expoacre 2025, na qual completa 50 anos. E eu não tenho dúvida de que será a melhor feira que o Acre já teve”, afirmou o secretário.

A tradicional cavalgada será realizada no dia 8 de agosto, com concentração às 7h na Gameleira e largada às 8h. Segundo Messias, o formato seguirá o mesmo do ano passado. “Vamos ter cavalos, depois jipes, depois quadriciclos, e no meio das alas nosso trio com os nossos cantores locais para animar essa festa”, explicou.

Sobre os shows, Marcelo destacou a decisão do governo em garantir o acesso gratuito à população. “Os shows, eu acho que não tem dúvida de que são os melhores que até hoje vieram aqui na Expoacre, de graça. Esse ano, realmente, o nosso governador Gladson Cameli, junto com a nossa vice-governadora Mailza, teve essa preocupação de trazer esses shows gratuitos para a população do Estado, tanto lá do Juruá quanto aqui”, destacou.

Entre as novidades, o secretário anunciou a instalação do estande do turismo em um novo espaço. “Esse ano o estande do turismo está em um local diferente, bem melhor, do lado do Deracre, onde a gente vem mostrando para a nossa população os principais atrativos turísticos que o nosso Estado tem, a nossa cultura”, disse.

Um museu em comemoração aos 50 anos da Expoacre também será montado no local, trazendo um acervo com fotos históricas, camisas antigas de comitivas e objetos utilizados em edições anteriores.

“Será uma coisa muito bacana, onde as pessoas vão poder ver fotos, objetos que foram utilizados em Expoacres passadas, em cavalgadas, nas comitivas. Estamos conseguindo juntar várias camisas de comitivas que foram usadas anos atrás”, comentou Messias.

Já o espaço do empreendedorismo continuará no galpão da economia solidária, oferecendo uma grande variedade de produtos regionais. “Nós teremos nossos empreendedores oferecendo comida, doces, flores e o nosso artesanato local também. Tenho certeza que serão dias bem animados e divertidos”, reforçou.

As inscrições para a cavalgada iniciam nesta quinta-feira, 17, para jipes e quadriciclos, diretamente na Secretaria de Turismo e Empreendedorismo. Na sexta-feira, 18, começa o cadastro dos cavalos, que será feito no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Acre (IDAF). É necessário apresentar os mesmos documentos exigidos no ano passado, como o comprovante de vacinação e a Guia de Trânsito Animal (GTA) dos animais. No caso de veículos, é obrigatório apresentar os documentos do carro e do condutor.

“Na hora da inscrição, a pessoa recebe uma numeração com todos os dados do responsável pelo animal ou veículo, e essa numeração é obrigatória de colocar no veículo ou no animal. Se não estiver identificado, a Polícia Militar pode retirar a pessoa do evento, e isso pode gerar consequências”, alertou Marcelo.

Por fim, o secretário fez um apelo para que o evento seja aproveitado com responsabilidade. “A gente orienta as pessoas que realmente venham para se divertir, venham para ouvir uma boa música. Não venham com outra finalidade. Se for com outra intenção, é melhor ficar em casa”, concluiu.

Publicidade