A chegada de uma nova incursão de ar polar deve derrubar as temperaturas em todas as regiões do Acre nesta terça-feira (1º). Segundo previsão do pesquisador meteorológico Davi Friale, publicada em seu site de notícias climáticas O Tempo Aqui, o frio será acompanhado de ventos constantes e possibilidade de garoa em algumas áreas.
No leste e sul do estado, que abrange as microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira, o tempo fica seco, mas não se descarta garoa isolada. A umidade relativa do ar deve variar entre 65% e 75% à tarde, chegando a 95% ao amanhecer. Ventos de sudeste sopram de forma contínua, com rajadas moderadas a fortes.
Já no centro e oeste, que inclui as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o ar polar mantém o tempo frio e úmido, com possibilidade de chuva nas primeiras horas do dia. A umidade mínima também fica entre 65% e 75% durante a tarde, podendo atingir até 100% nas manhãs. Os ventos seguem predominantes do sudeste.
As temperaturas mínimas devem ficar abaixo dos 18 °C em praticamente todas as cidades. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, os termômetros devem marcar entre 14 °C e 16 °C ao amanhecer, com máximas que não passam de 26 °C. Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus podem registrar mínimas de até 13 °C.
Em Plácido de Castro e Acrelândia, as mínimas oscilam entre 14 °C e 16 °C. Já em Sena Madureira e Manoel Urbano, as mínimas variam de 14 °C a 16 °C, com máximas próximas dos 25 °C. Na parte mais ocidental, Tarauacá e Feijó devem registrar mínimas entre 15 °C e 17 °C, enquanto Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves devem marcar entre 16 °C e 18 °C, com máximas de até 27 °C.
Em áreas de difícil acesso, como Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, as mínimas também devem ficar entre 16 °C e 18 °C.