Na manhã desta quarta-feira (24), o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), promoveu um café da manhã com empresários expositores do setor industrial para apresentar oficialmente o layout, funcionamento e a programação do Espaço Indústria da Expoacre 2025.
O evento, realizado no Parque de Exposições Wildy Viana, marcou o início das atividades técnicas e operacionais de uma das áreas mais estratégicas da feira, que este ano celebra sua 50ª edição como a maior feira de negócios da Amazônia Ocidental. Participaram do encontro representantes de instituições parceiras, expositores e autoridades públicas.
Com previsão de 170 expositores, o Espaço Indústria será um verdadeiro hub de negócios, tecnologia e inovação, e contará com estrutura ampliada, novas áreas temáticas e presença internacional.
O secretário da Seict, Assur Mesquista, anunciou que o local foi ampliado e anunciou os destaques.
“Entre os destaques do espaço estão o galpão principal com estandes da indústrias locais e setoriais como alimentos, cerâmicas, móveis, produtos do Parque Industrial de Rio Branco e do Vale do Juruá” frisou.
Assur Mesquita também anunciou o espaço para o ecossistema de inovação e frisou a importância do espaço.
“Teremos um espaço para standes das startups locais, tecnologias emergentes (IA, impressão 3D, realidade virtual) e apresentação de projetos do Parque Tecnológico” disse.
Vale frisar que no salão principal haverá um salão internacional para negócios e integração com com rodadas de negócios e presença de delegações da Bolívia, Peru, China e outros países.
O secretário ressaltou ainda o papel estratégico do espaço dentro da feira e o momento de transformação vivenciado pelo setor no Acre.
“Estamos vivendo um novo tempo, em que a indústria acreana se posiciona com mais força, conectada às inovações e à economia do conhecimento. O Espaço Indústria da Expoacre 2025 traduz esse movimento: é onde o Acre se apresenta ao Brasil e ao mundo com potencial produtivo, inovação tecnológica e capacidade de integração internacional. É mais que uma vitrine, é uma alavanca para o desenvolvimento de longo prazo”, declarou o secretário.
Programação intensa e estratégica
Durante o encontro com os expositores, foram entregues as credenciais de estacionamento e apresentadas as regras de funcionamento do espaço, que contará com uma programação intensa entre os dias 27 de julho e 3 de agosto. Entre as atividades previstas estão:
Abertura oficial do Espaço Indústria (27/07, às 19h30)
Gincana digital Expo Go
Mesas redondas sobre exportação, logística e integração
Rodadas de negócios com a indústria acreana e países vizinhos
Homenagem ao Dia Nacional do Peru
Encontro de supermercadistas e desfile de moda e uniformes
Assinaturas de compromissos comerciais e coquetel de encerramento
Secretário destaca momento histórico para a indústria do Acre
Expoacre 2025: a edição mais moderna da história
Segundo a organização, a edição deste ano consolida a Expoacre como uma plataforma que conecta agronegócio, indústria, comércio, cultura, tecnologia e integração internacional.
“A Expoacre 2025 será a mais moderna e estratégica de toda sua história. O Espaço Indústria reflete esse novo momento de protagonismo, onde inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico caminham juntos”, destacou a equipe da Seict