Ícone do site Folha do Acre

Encontro Trinacional compõe pauta da 4ª noite de Expoacre no Salão de Negócios da Indústria

Agenda do Encontro Trinacional foi realizada no Salão da Indústria da Expoacre, nesta terça, 29. Foto: Clemerson Ribeiro

O Encontro Trinacional movimentou o Salão da Integração no Espaço Indústria na quarta noite de Expoacre, nesta terça, 29. A iniciativa do governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), visa à troca de experiências e visões de como fortalecer o Quadrante Rondon, com autoridades e empresários do Brasil, Bolívia e Peru.

O Quadrante Rondon integra uma das cinco Rotas de Integração Sul-Americana, e é parte de um projeto do governo brasileiro que visa facilitar o comércio e reduzir custos de transporte entre o Brasil e países vizinhos, além de otimizar a conexão com a Ásia. Especificamente, a Rota Quadrante Rondon conecta o Mato Grosso e o Acre ao Oceano Pacífico, através da Bolívia e do Peru, impulsionando o desenvolvimento da Região Centro-Oeste e do interior do Brasil.

Durante o encontro foram feitas breves abordagens sobre o mercado de grãos no Acre, envolvendo produção, consumo, comercialização e exportação, a partir de dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Também houve apresentação de instituições e empresários da Bolívia e do Peru e encaminhamento e assinatura de termos de intenção e compromissos de intenção de negócios para fins de exportação com a Bolívia.

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que o encontro inicial pretende realizar a integração dos atores presentes e dos produtos expostos, para então preparar a agenda de rodadas de negócios: “Nos próximos dias, seguimos com os encontros de negócios com os supermercados e com estes empreendedores do Peru e da Bolívia, com vistas a realizar bons negócios”.

A gerente-geral da Lirsa Sur, empresa de manutenção e operação da Rota Interoceânica (ou Estrada do Pacífico), Carina Blanco, abordou a importância da integração dos três países, mais precisamente dos temas a serem tratados durante os próximos dias de Expoacre para fortalecer a economia. “A rota foi criada para fortalecer esse intercâmbio comercial e precisamos fazer uso dele, para o bem dos três países”, avaliou.

Promotora de vendas que representa 20 cooperativas de mulheres empreendedoras e trabalhadoras no Departamento de Pando, na Bolívia, em uma diversidade de produtos regionais amazônicos, Sandra Zaire agradeceu ao governo a oportunidade de intercâmbio de negócios durante a Expoacre: “Apoiar nossas atividades é apoiar a economia local, o desenvolvimento regional”.

Com informações Agência de Notícias do Acre

 

Sair da versão mobile