quinta-feira, 31 julho 2025

Encontro Trinacional compõe pauta da 4ª noite de Expoacre no Salão de Negócios da Indústria

Redação Folha do Acre

O Encontro Trinacional movimentou o Salão da Integração no Espaço Indústria na quarta noite de Expoacre, nesta terça, 29. A iniciativa do governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), visa à troca de experiências e visões de como fortalecer o Quadrante Rondon, com autoridades e empresários do Brasil, Bolívia e Peru.

O Quadrante Rondon integra uma das cinco Rotas de Integração Sul-Americana, e é parte de um projeto do governo brasileiro que visa facilitar o comércio e reduzir custos de transporte entre o Brasil e países vizinhos, além de otimizar a conexão com a Ásia. Especificamente, a Rota Quadrante Rondon conecta o Mato Grosso e o Acre ao Oceano Pacífico, através da Bolívia e do Peru, impulsionando o desenvolvimento da Região Centro-Oeste e do interior do Brasil.

Durante o encontro foram feitas breves abordagens sobre o mercado de grãos no Acre, envolvendo produção, consumo, comercialização e exportação, a partir de dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Também houve apresentação de instituições e empresários da Bolívia e do Peru e encaminhamento e assinatura de termos de intenção e compromissos de intenção de negócios para fins de exportação com a Bolívia.

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que o encontro inicial pretende realizar a integração dos atores presentes e dos produtos expostos, para então preparar a agenda de rodadas de negócios: “Nos próximos dias, seguimos com os encontros de negócios com os supermercados e com estes empreendedores do Peru e da Bolívia, com vistas a realizar bons negócios”.

A gerente-geral da Lirsa Sur, empresa de manutenção e operação da Rota Interoceânica (ou Estrada do Pacífico), Carina Blanco, abordou a importância da integração dos três países, mais precisamente dos temas a serem tratados durante os próximos dias de Expoacre para fortalecer a economia. “A rota foi criada para fortalecer esse intercâmbio comercial e precisamos fazer uso dele, para o bem dos três países”, avaliou.

Promotora de vendas que representa 20 cooperativas de mulheres empreendedoras e trabalhadoras no Departamento de Pando, na Bolívia, em uma diversidade de produtos regionais amazônicos, Sandra Zaire agradeceu ao governo a oportunidade de intercâmbio de negócios durante a Expoacre: “Apoiar nossas atividades é apoiar a economia local, o desenvolvimento regional”.

Com informações Agência de Notícias do Acre

 

Publicidade