Reconhecimento nacional destaca esforços da instituição para modernizar serviços e ampliar o acesso à justiça no Acre
A Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) conquistou o 4º lugar nacional na categoria Estratégia de Execução Digital, de acordo com a 1ª Pesquisa Nacional de Transformação Digital e Gestão de Tecnologia nas Defensorias Públicas Estaduais. O estudo foi conduzido pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), em parceria com a consultoria internacional Gartner, e avaliou as 27 defensorias públicas estaduais e do Distrito Federal.
A DPE/AC alcançou 46,73 pontos, ficando atrás apenas das defensorias do Rio de Janeiro, Pará e Goiás, e superando instituições de estados com maior estrutura orçamentária e populacional. O reconhecimento reflete o avanço da instituição na digitalização de serviços, automação de atendimentos e ampliação de canais digitais voltados à população.
A categoria em que a DPE/AC se destacou avalia nove indicadores estratégicos, entre eles o engajamento digital do cidadão, o percentual de serviços totalmente digitalizados, a adoção de identidade digital e a resiliência de serviços críticos de TI. A pontuação obtida é resultado de um conjunto de ações implementadas nos últimos anos pela área de tecnologia da instituição, incluindo a criação de novos sistemas, uso de soluções em nuvem, automação de cálculos e integração com o Poder Judiciário.
Além da categoria de estratégia, a pesquisa também reconheceu iniciativas voltadas à operação digital e às plataformas tecnológicas. A DPE/AC obteve bom desempenho nessas áreas, com destaque para sua conformidade de segurança em aplicações, que atingiu nota máxima entre todas as defensorias avaliadas.
Sobre a pesquisa
A pesquisa é inédita e foi aplicada entre janeiro e maio de 2025, com base em uma metodologia consolidada internacionalmente — o Digital Execution Scorecard, da Gartner. Os dados coletados abrangem orçamento de TI, estrutura de equipe, sistemas utilizados e indicadores estratégicos, com foco na modernização dos serviços públicos e na melhoria da experiência dos usuários da Defensoria.