Ícone do site Folha do Acre

Desinteresse por concurso federal cresce no Acre, que tem o menor número de inscritos no país

A redução de inscritos em 2025 chegou a 76%, mostra levantamento/Foto: Rede Amazônica Acre

O Concurso Nacional Unificado (CNU), principal seleção pública federal do ano, registrou baixa adesão no Acre. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) neste sábado (26), apenas 4.101 candidatos confirmaram inscrição no estado — o menor número entre todas as unidades da federação.

A queda no interesse é expressiva. Em 2024, o Acre havia registrado 17.574 inscritos. A redução em 2025 chegou a 76%, o que acende um sinal de alerta sobre o distanciamento da população local em relação a concursos públicos federais.

Mesmo com salários iniciais que variam de R$ 4 mil a R$ 16 mil e a oferta de 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior, o número de participantes no estado ficou muito abaixo da média nacional, que gira em torno de 28 mil inscritos por estado. Até mesmo Roraima, penúltimo no ranking, superou o Acre, com 4.833 inscrições confirmadas.

O desinteresse não é novidade. No ano anterior, o Acre já havia se destacado negativamente no CNU ao registrar a segunda maior taxa de abstenção do Brasil, com 59,18% dos inscritos ausentes no dia da prova. Apenas o Ceará teve um índice ligeiramente maior, com 59,65% de faltas.

Sair da versão mobile