segunda-feira, 28 julho 2025

Delegação peruana do projeto Der Innova visita estande da Folha do Acre e destaca papel da imprensa no desenvolvimento regional

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

A delegação do projeto Der Innova Madre de Dios, iniciativa voltada ao fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo na região amazônica do Peru, esteve presente na ExpoAcre 2025 e visitou o estande da Folha do Acre. O grupo buscava entender como funciona o sistema de comunicação do portal acreano, que tem se destacado como referência na cobertura jornalística e na articulação com empreendedores e instituições públicas.
Durante a visita, os integrantes do Der Innova destacaram a importância do intercâmbio entre os dois territórios fronteiriços, dada a similaridade nos desafios sociais, econômicos e ambientais.

“A gente procura conhecer como o estado do Acre está avançando na inovação dos setores produtivos, conhecer um pouco da tecnologia que vocês vêm aplicando”, afirmou uma das representantes da delegação. “A gente quer ter uma visão mais ampla de como é o desenvolvimento do empreendedorismo aqui e interpretar melhor a realidade regional de uma cidade que está tão próxima de nós.”

Segundo ela, o objetivo é “abrir fronteiras, ver como vocês estão avançando, como nós podemos avançar também. Porque somos cidades tão próximas que, no final, podemos nos conectar, fazer parcerias, nos conhecermos melhor”.

O projeto Der Innova surgiu a partir de uma iniciativa nacional. “O projeto nasce de um programa do Ministério da Produção do Peru, chamado Pro Innóvate. Esse programa financia projetos de dinamização de ecossistemas de inovação e empreendedorismo em diferentes regiões”, explicou. “Madre de Dios conseguiu esse financiamento e hoje trabalhamos em uma rede de 45 atores — do setor empresarial, do Estado, da academia e da sociedade.”

Ela completou: “O que procuramos é criar parcerias entre todos nós, para desenvolver novas tecnologias com base na inovação aberta. Que a inovação não seja algo fechado dentro de uma empresa, mas que contribua, que faça parcerias e una pessoas. O empreendedorismo é o motor do desenvolvimento. Sem ele, não há muito o que fazer.”

Comunicação estratégica e aproximação com a imprensa
A comunicadora do projeto, Edith Ghuampa, destacou a experiência vivida no estande da Folha do Acre como reveladora. Segundo ela, a estrutura e o modo de trabalho da equipe chamaram atenção.

“A experiência que vivi, acima de tudo, começa pela forma como trabalham, a construção que têm em si dentro de cada um dos estandes, tentando marcar bem a diferença de uma marca para outra”, observou. “Na área de comunicações do Der Innova, o que fazemos é justamente buscar estratégias para que os empreendedores tenham um melhor relacionamento com a comunicação.”

Ela ressaltou a importância de entender que mesmo ações simples, como um panfleto, precisam ter estratégia. “O impacto que pode ter até mesmo um flyer é diferente para cada pessoa. A mensagem precisa ser amigável, mas também mostrar que é responsabilidade dos empreendedores se comunicar bem dentro do ecossistema.”

Segundo Edith, o Der se encarrega de funcionar como uma ponte entre os atores. “Como diz nossa diretora de projetos, nós somos uma mesa para eles. Para que possam conversar, se relacionar e trabalhar em próximos projetos.”

Ela também observou uma diferença marcante entre Acre e Madre de Dios: a relação com a imprensa. “O que tenho visto aqui é a permissão que a imprensa tem para trabalhar. A imprensa é muito importante, necessária em qualquer localidade, para divulgar projetos tanto do governo quanto dos empreendedores.”

“Em Madre de Dios, ainda há um pouco de desconfiança em trabalhar com a imprensa. Por interesses mútuos, a forma como tudo se comunica ainda é um desafio. Aqui no Acre, vejo que há conexão, e isso evita que você tenha um ‘pé de Aquiles’, uma falha que pode impedir sua publicidade de chegar ao público.”

Edith concluiu dizendo que pretende levar esse aprendizado para sua região. “Quero mostrar para empreendedores e para a governança que é necessário trabalhar com os meios de comunicação. E buscar um vínculo entre comunicadores das empresas com os comunicadores da própria imprensa.”

A coordenadora do projeto, MariCruz Hualla, reforçou que a visita à ExpoAcre é parte de uma agenda estratégica para promover cooperação entre territórios amazônicos e impulsionar a inovação como ferramenta de desenvolvimento.

“A gente quer entender como o Acre está organizando seus ecossistemas, como articula os setores e como podemos aplicar isso em Madre de Dios. São experiências que ajudam a adaptar políticas e construir soluções conjuntas para a região”, disse.

A delegação segue participando de rodadas de conversa, visitas técnicas e reuniões com atores do setor produtivo e da inovação no Acre.

Publicidade