A manhã deste sábado (26), durante a Cavalgada que abriu oficialmente a Expoacre 2025, entrou para a história política do Acre não apenas como o início da maior feira de negócios do estado, mas como o momento em que o governador Gladson Cameli selou publicamente sua escolha para a sucessão: a vice-governadora Mailza Assis.
Com forte simbolismo, Gladson e Mailza cavalgaram lado a lado em meio à multidão que acompanhava a abertura da Expoacre 50 anos. Mais do que proximidade institucional, o gesto indicava sintonia política. A mensagem se tornou ainda mais clara quando o governador, em plena solenidade, entregou a bandeira do Acre que carregava à vice-governadora. Em um único ato, Gladson indicou, sem rodeios, em cujas mãos deseja deixar o comando do estado.
“Não existe plano B”, enfatizou o governador em entrevista recente à imprensa, deixando evidente que sua confiança e aposta estão depositadas em Mailza Assis.
Mailza, que já vinha ganhando protagonismo nos bastidores e nas articulações de governo, desponta agora como o nome oficialmente endossado para dar continuidade ao legado de desenvolvimento, diálogo e estabilidade administrativa. O gesto de Gladson, entregar a bandeira do Acre à sua vice, ficará marcado como uma passagem de comando simbólica, diante da população.
A Expoacre de 2025, que marca meio século da principal feira de negócios e cultura do Acre, também é a última sob a gestão de Cameli. O clima, portanto, era de celebração ,mas também de transição já que em abril de 2026 Cameli se afasta do governo para disputar uma vaga no Senado.