sábado, 12 julho 2025

Com apoio de Manoel Moraes, Conselho Estadual de Turismo leva ações estratégicas ao interior do Acre

Por Gina Menezes, da Folha do Acre

O Conselho Estadual de Turismo (CET) do Acre iniciou uma agenda de visitas aos municípios com foco no fortalecimento da política pública de turismo regional. A ação, apoiada por emendas parlamentares do deputado estadual Manoel Moraes (PP) e executada em parceria com o governo do Estado, tem como meta principal garantir que os municípios estejam organizados e inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro.

Objetivo é estruturar conselhos municipais, integrar regiões ao Mapa do Turismo Brasileiro e fomentar o desenvolvimento sustentável do setor

Sob a liderança de Thiago Higino, presidente do CET, a iniciativa já passou por municípios do Vale do Juruá, como Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul. Nesses locais, o Conselho busca implantar ou estruturar os Conselhos Municipais de Turismo e orientar as gestões locais sobre a documentação exigida pelo Ministério do Turismo. “É fundamental que os municípios estejam organizados para integrar o Mapa e fazer parte de uma instância regional. Isso abre portas para captação de recursos e fomenta o turismo de forma sustentável e conectada”, diz.

Além da organização institucional, a proposta visa criar rotas integradas entre os destinos turísticos do Acre, como a Serra do Divisor e o Rio Crôa, fortalecendo a cadeia produtiva e incentivando o fluxo turístico em diversas regiões na mesma viagem.

A ação conta com apoio direto do secretário estadual de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, e integra uma política pública mais ampla de valorização do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social no Acre. “É graças ao apoio decisivo do deputado Manoel Moraes que conseguimos chegar aos municípios e executar esse trabalho de fortalecimento da governança turística regional”, agradeceu Thiago Higino, ressaltando a importância das emendas destinadas nos anos de 2024 e 2025.

Na próxima etapa, a equipe do Conselho iniciará visitas às regionais do Alto e Baixo Acre, ampliando o diálogo com lideranças locais, empresários e gestores públicos para garantir maior integração e visibilidade ao turismo acreano.

A construção das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), articuladas junto ao Ministério do Turismo, será outro passo decisivo para consolidar o estado no cenário nacional como destino turístico em expansão.

Publicidade