Integrando a programação oficial da Expoacre Juruá, o espaço Arena Gamer, idealizado pelo governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), deu início às competições na noite desta sexta-feira, 4.
Com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Sul (ACECS), Instituto Mercosul da Amazônia (IMA) e parceiros privados, esse promete ser o maior evento de esports já realizado no Acre, reunindo jovens competidores em torneios profissionais, dentro de um ambiente de inovação e estímulo ao protagonismo juvenil. A final do evento está marcada para este sábado, 5.
O evento contou com a presença de 36 equipes, envolvendo mais de 500 jogadores, vindos de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Guajará (AM) e outros municípios da região. A modalidade Free Fire, que é a mais popular, será a disputa principal que valerá premiação, viabilizadas por patrocínio da iniciativa privada, no valor total de R$ 15.000,00, reforçando a relevância econômica do setor de games como oportunidade real de carreira e renda para jovens.

Importância para a juventude
O universo gamer, cada vez mais consolidado como setor econômico, abre portas para novas profissões ligadas ao mundo digital, como: streamer, narrador, organizador de eventos, desenvolvedor de jogos e marketing de conteúdo gamer, além de estimular valores como trabalho em equipe, raciocínio estratégico, liderança e criatividade.
Presença de Caíque Brown
O campeonato teve a participação especial de Caique Brown, um dos narradores mais influentes do cenário de esports brasileiro, especialmente conhecido por seu trabalho na liga LATAM de Free Fire e outros campeonatos.
Em suas palavras, Brown fez referência, inicialmente, sobre o sentimento de estar no interior do Acre: “A sensação é muito boa, o calor aqui do povo acreano, é sem igual. As pessoas abraçam, tiram fotos e isso é muito legal”, disse.

Sobre a participação ativa e crescente de jovens nesse universo de esports, Caíque Brown é categórico: “É uma bolha, as pessoas não tem noção do tamanho, ela é muito grande, inclui muita gente, e às vezes a gente até peca quando fala que é somente criança, pois, esse universo do esporte eletrônico não é mais só um joguinho, é forma de sustento e profissão de muita gente por esse Brasil”, afirmou.
Para o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destaca esse trabalho presente no Espaço da Indústria: “Hoje temos aqui a presença de Caíque Brown, um dos maiores narradores de jogos eletrônicos do país, e isso com todo apoio do nosso governador, que nos dá total apoio para nossas ações. Nos sentimos felizes e com a sensação de dever cumprido em ver toda essa estrutura à disposição de nossa juventude”, destacou.

Único representante do Acre em competições nacionais, Felipe Oliveira destacou sua paixão pelos jogos e suas conquistas: “É surreal poder competir no cenário nacional, onde o nível é elevadíssimo. Como sempre gostei desse meio, me esforço bastante pra chegar bem e ser vencedor. Espero que minha presença aqui nesse evento, seja inspiração pra esses garotos”, finalizou.
A realização da Arena Gamer dentro da Expoacre Juruá consolida a imagem do Acre como polo de tecnologia e inovação, abrindo horizontes para a juventude em um ambiente saudável, competitivo e educativo. O evento representa um investimento direto no potencial da juventude acreana, criando referências positivas, exemplos de sucesso e motivação para transformar o entretenimento em carreira.
Agência de Notícias do Acre