A Prefeitura de Capixaba, no interior do Acre, abriu processo seletivo simplificado para contratar 10 agentes de educação que atuarão no programa Caminhos da Educação do Campo: Primeira Infância, voltado a comunidades rurais de difícil acesso do município.
De acordo com o edital, publicado nesta quinta-feira (10), as contratações têm caráter temporário, com duração inicial de seis meses, podendo ser prorrogadas por igual período. A jornada será de 30 horas semanais, com remuneração equivalente a um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.518,00.
Podem se inscrever candidatos com ensino médio completo, maiores de 18 anos, que residam na comunidade onde irão atuar, tenham afinidade com crianças e disponibilidade para se deslocar para formações e reuniões pedagógicas. Os agentes prestarão atendimento domiciliar às famílias.
As oportunidades estão distribuídas em comunidades como Nova Promissão, Ramal Chico Mendes, Seringal Vila Nova (Castanheira I, Castanheira II, Galileia, Ribeirinhos, Macário I e II) e São Luís do Remanso, entre outras. Para cada vaga, há também cadastro de reserva.
Segundo a prefeitura, 5% das vagas são reservadas a pessoas com deficiência, de acordo com a legislação federal.
A seleção será feita por análise de currículo e experiência profissional. A entrega de documentos e inscrição foram abertas nos dias 9 e 10 de julho, na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Cecília Boaventura, nº 1093, Centro de Capixaba.
O resultado final deve ser divulgado no próximo dia 17 no Diário Oficial do Estado, em rádios locais e nos murais da prefeitura e da Secretaria de Educação.
O programa Caminhos da Educação do Campo é voltado para o atendimento de crianças da primeira infância em regiões rurais isoladas. Os profissionais selecionados devem desenvolver atividades pedagógicas, participar de reuniões, registrar relatórios e acompanhar até 12 crianças cada.