quinta-feira, 3 julho 2025

Bocalom sanciona lei que permite pagamento de passagem de ônibus com Pix

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

A forma de pagar a passagem de ônibus em Rio Branco vai mudar. A partir de uma nova lei sancionada pelo prefeito Tião Bocalom na edição do Diário Oficial do Estado do Acre (DOE-AC) desta quarta-feira (02), as empresas de transporte coletivo da capital acreana são obrigadas a oferecer aos passageiros a opção de pagamento da tarifa por meio do Pix, o sistema de transferência instantânea criado pelo Banco Central.

Com a mudança, quem depende dos ônibus vai poder usar o celular para pagar a passagem, sem precisar de dinheiro em espécie ou cartão de recarga. A nova regra vale para todas as empresas que operam linhas urbanas na cidade e não permite que sejam cobradas taxas extras pelo uso do Pix.

A ideia é facilitar o dia a dia de quem usa o transporte público, já que muitos passageiros enfrentam filas para recarregar cartões ou precisam andar com troco, o que nem sempre é prático ou seguro.

Ainda não há uma data definida para o Pix começar a valer nos coletivos, mas a Prefeitura informou que vai regulamentar a lei nos próximos dias, com um cronograma para que as empresas se adaptem.

A expectativa é que, com a nova forma de pagamento, o transporte público fique mais moderno e acompanhe a forma como a maioria das pessoas já faz compras e paga contas hoje em dia: direto pelo celular.

Publicidade