segunda-feira, 21 julho 2025

Bittar critica Marina Silva por chamar nova lei de licenciamento ambiental de “retrocesso”

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

Durante entrevista ao programa Gazeta Entrevista desta sexta-feira, 18, o senador Márcio Bittar criticou à Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que recentemente classificou como “retrocesso” a nova lei de Licenciamento Ambiental aprovada pela Câmara dos Deputados.

“A nossa conterrânea Marina disse que isso é retrocesso. Retrocesso para quem? Para ela porque os patrões dela que bancam as ONGs amigas dela, que estarão na COP30, ela tem que prestar contas para eles. Mas e para os amazônidas?”, rebateu o senador.

O senador defendeu a lei aprovada e explicou que a proposta não elimina as exigências ambientais, mas cria prazos para que o processo de licenciamento não se arraste por anos, já que, segundo ele, antes da votação, o prazo para conceder uma licença ambiental, ele existe, mas ele não traz consequência, então, na prática, o Estado brasileiro não tem prazo para emitir uma licença.

“Você tem uma hidrelétrica a ser construída, com milhares de pessoas que precisam daquela luz, daquela energia. Demorar sete, fez anos anos para ter uma licença ambiental, não tem cabimento. Isso só tem no Brasil. Você quer reformar uma estrada que já existe, alargá-la, fazer mais uma pista, e ainda precisa de uma nova licença?”, disse Bittar.

O senador também criticou o discurso de setores ambientais que, segundo ele, rotulam qualquer iniciativa de desenvolvimento como ameaça à floresta. “Essa pessoa é doente, desculpa a franqueza. Como é que você quer que as pessoas arrumem emprego? Como é que você quer que os jovens da Amazônia saiam da miséria se não tem alternativa?”, concluiu.

Publicidade