Pouco mais de um mês após ganhar repercussão nacional, o drama enfrentado por 16 estudantes e professores da Escola Limoeiro, na zona rural do Bujari, começou a ser superado nesta quinta-feira, 10, com a entrega oficial da nova sede do anexo escolar.
A situação, denunciada em reportagem exibida pelo programa Fantástico, da TV Globo, no dia 8 de junho, mostrou a precariedade da unidade, que funcionava há dois anos em um antigo curral, sem paredes, piso ou água encanada.
A mobilização de diversas instituições públicas foi decisiva para reverter o cenário. O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) agiu rapidamente e expediu medida cautelar, levando a Secretaria de Estado de Educação (SEE) a firmar um termo de compromisso com ações emergenciais para garantir ensino em condições dignas.
“Estou muito gratificado, é um sonho realizado. Agora temos uma escola de verdade, digna de quem quer ser alguém na vida”, celebrou o estudante Thiago Andrade, de 17 anos.
A nova estrutura escolar foi construída por meio de parceria entre o governo do Acre e a Prefeitura de Bujari. No mesmo prédio, além do anexo da Escola Limoeiro, funcionará também a Escola Francisco Salustiano Cardoso II.
“Já estávamos construindo a escola e ampliamos para receber os alunos do Estado. Contamos com o apoio do Tribunal de Contas e do Ministério Público. Nosso compromisso é com o futuro dos nossos estudantes”, destacou o prefeito do Bujari, João Edvaldo Teles de Lima, o Padeiro.
Durante a solenidade de entrega, o diretor de Inovação do TCE-AC, Gustavo Maia, destacou que a nova escola agora atende aos requisitos estruturais e de saneamento, e está pronta para retomar as atividades com dignidade. “O Tribunal de Contas tem como papel monitorar e fiscalizar o uso dos recursos públicos. Seguiremos atentos à situação das escolas, tanto da zona rural quanto urbana”, afirmou.
O secretário-adjunto de Administração da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), Reginaldo Prattes, destacou o esforço que tem sido feito para entregar boas estruturas para as comunidades escolares, não apenas no município do Bujari, mas em todas as escolas. “Estamos entregando a melhor estrutura dentro das nossas possibilidades”, afirmou.
Prattes ainda destacou o esforço conjunto entre diferentes esferas públicas. “A situação da Escola Limoeiro representa um símbolo da importância da união de esforços. Tribunal de Contas, Ministério Público, Estado e prefeituras atuaram juntos para garantir uma resposta concreta”, avaliou.
Presente à cerimônia, a presidente do TCE-AC, conselheira Dulce Benício, que já havia visitado a comunidade no dia 16 de junho, afirmou estar satisfeita com a resposta rápida e efetiva das instituições. “É uma alegria ver a comunidade do Limoeiro tendo seus direitos garantidos. Essa conquista é dos alunos, professores, pais e de todos que acreditam na educação como motor de transformação”, disse.
Na véspera da entrega da nova escola, o secretário de Educação, Aberson Carvalho, esteve na sede do TCE-AC para apresentar o relatório técnico da obra à conselheira Dulce Benício e aos conselheiros Naluh Gouveia e Ronald Polanco. O encontro também marcou o início da elaboração de um acordo de cooperação técnica entre o TCE-AC e a SEE, com foco na modernização da gestão educacional, troca de tecnologias e aperfeiçoamento das políticas públicas.
Fotos: Secom/AC