sábado, 5 julho 2025

Após fala de Gusttavo Lima sobre cavalos e autismo, associação acreana se posiciona

Redação Folha do Acre

Associação de Equoterapia “Eu Acredito” – Acre divulgou nota após fala do cantor Gusttavo Lima sobre a prática da equoterapia com crianças com Transtorno do Espectro Autista durante show realizado no Acre na última quarta-feira (3).

“Recebemos com respeito e satisfação a menção à equoterapia, pois entendemos que toda visibilidade à causa das pessoas com deficiência é válida e bem-vinda. No entanto, julgamos necessário esclarecer que a equoterapia não é uma ação meramente voluntária ou solidária, diz trecho da nota.

Confira o posicionamento da associação na íntegra:

NOTA

Associação de Equoterapia “Eu Acredito” – Acre

A Associação de Equoterapia “Eu Acredito”, presidida pelo médico equoterapeuta Marcelo Cordeiro e reconhecida oficialmente pela ANDE-BRASIL, manifesta-se em relação à fala do cantor Gusttavo Lima sobre a prática da equoterapia durante show realizado no Acre.

Recebemos com respeito e satisfação a menção à equoterapia, pois entendemos que toda visibilidade à causa das pessoas com deficiência é válida e bem-vinda. No entanto, julgamos necessário esclarecer que a equoterapia não é uma ação meramente voluntária ou solidária: trata-se de uma terapia reconhecida por lei (Lei nº 13.830/2019), com diretrizes específicas, exigência de equipe multiprofissional, infraestrutura adaptada e, principalmente, cavalos preparados para atuação terapêutica.

A “Eu Acredito” atua há mais de uma década no estado do Acre, sendo referência na região Norte ,com filiais no Amazonas , Roraima e Rondônia. Atendemos mais de 300 crianças e jovens com deficiência em quase 50% dos municípios do Acre, mesmo com recursos limitados – atualmente recebemos financiamento para apenas 60 praticantes mensais. Nossas práticas seguem rigorosamente os critérios estabelecidos pela legislação e por instituições como a ANDE-BRASIL.

Por fim, destacamos que a falta de investimento é o maior obstáculo para ampliar o acesso à terapia. Um único evento artístico como o citado, que teve custo estimado em R$ 1 milhão, poderia garantir até oito mil sessões pagas de equoterapia, beneficiando milhares de famílias que hoje aguardam por oportunidade de tratamento. Temos equipe, centros estruturados e compromisso. O que falta é valorização financeira daquilo que, de fato, transforma vidas.

Agradecemos ao artista pela lembrança e nos colocamos à disposição para, juntos, defender essa causa com responsabilidade, conhecimento técnico e compromisso social.

Marcelo Cordeiro
Médico Equoterapeuta – Presidente
Associação de Equoterapia “Eu Acredito” – Acre
Reconhecida pela ANDE-BRASIL

Publicidade