terça-feira, 29 julho 2025

Apoiadores de Bolsonaro preparam manifestação contra Lula e Moraes, em Rio Branco

Redação Folha do Acre

Um grupo de apoiadores do ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, prepara um ato de manifestação contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ato está marcado para ocorrer no próximo domingo (3), em frente ao Palácio Rio Branco, no centro da capital acreana.

De acordo com os organizadores da manifestação, o ato ocorrerá em resposta às medidas cautelares que o STF impôs a Bolsonaro e se insere em uma estratégia mais ampla da direita, que visa pressionar o Senado e avançar pautas como a anistia para aqueles condenados pelos eventos de 8 de janeiro, o impeachment de Moraes e a tramitação da PEC 333/2017, que propõe limitar o foro privilegiado.

O secretário municipal de Direitos Humanos de Rio Branco, João Marcos Luz, utilizou suas redes sociais para convocar a população a participar do ato. Em um vídeo, ele afirmou:

“Meus co-irmãos do Acre, no próximo domingo, dia 3 de agosto, teremos manifestação nacional. Aqui em Rio Branco será no Palácio Rio Branco. Você, patriota, está convidado. Vamos defender a nossa nação. Vamos lutar por liberdade e justiça. Deus não toma lado, Ele faz justiça. Fora Lula, fora Moraes”.

A mobilização para os protestos ganhou impulso após uma reunião em 21 de julho, onde Bolsonaro e parlamentares da oposição discutiram estratégias para responder às decisões do STF. A expectativa é que manifestações semelhantes ocorram em outras capitais do Brasil, criando uma onda de pressão popular à medida que se aproxima o retorno das atividades legislativas em Brasília.

 

 

Publicidade