sexta-feira, 18 julho 2025

Acre segue em alerta por alta incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave, aponta Fiocruz

Redação Folha do Acre

O Acre continua entre os estados com incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em níveis de alerta, de acordo com o mais recente boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz nesta quinta-feira, 17. O relatório, que analisa dados da Semana Epidemiológica 28 (de 6 a 12 de julho), aponta que, embora os casos estejam em queda ou estabilidade em quase todo o país, os números seguem altos na região Norte, incluindo o Acre.

O levantamento indica que as crianças pequenas seguem como as mais afetadas, com o vírus sincicial respiratório (VSR) sendo o principal responsável pelas internações, seguido por rinovírus e influenza A. Entre os idosos, a influenza A continua liderando as hospitalizações e mortes por SRAG, o que mantém a população de maior risco sob atenção especial.

Além do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima também estão com incidência em níveis de alerta, risco ou alto risco. Entre as capitais, Rio Branco figura entre as 18 cidades com índices elevados, embora sem sinal de crescimento na tendência de longo prazo.

O boletim também reforça a importância de manter atualizadas as vacinas contra gripe e Covid-19, especialmente para grupos de risco como idosos e imunocomprometidos, para evitar aumento nas hospitalizações e óbitos em caso de novas ondas de doenças respiratórias.

Com informações A Gazeta do Acre

Publicidade