segunda-feira, 21 julho 2025

Acre registra 92 focos de calor em julho e segue entre os estados com menor incidência de queimadas no país

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Mesmo com o avanço da temporada de seca, o Acre contabilizou 92 focos de calor entre os dias 1º e 20 de julho de 2025, de acordo com dados do satélite AQUA Tarde, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O número mantém o estado entre os dez com menor registro de queimadas no Brasil neste período.

No ranking nacional, o Maranhão lidera com 975 focos, seguido por Tocantins (896) e Mato Grosso (689). O Acre aparece atrás de Rondônia (94) e à frente do Amazonas (89), indicando uma relativa estabilidade nos registros de incêndios florestais.

No contexto da Amazônia Legal — que reúne nove estados da região Norte e parte do Centro-Oeste — o Acre tem apresentado um desempenho mais controlado em comparação a outras unidades federativas com histórico de alta vulnerabilidade ao fogo. Estados como Pará (450) e Rondônia (94) registraram números mais altos no mesmo período.

Apesar da posição relativamente favorável, autoridades ambientais alertam para o risco crescente de queimadas à medida que o período de estiagem se intensifica nos próximos meses.

Publicidade