Vinte e oito médicos chegaram ao Acre nesta segunda-feira (7) para atuar na atenção primária em saúde por meio do Programa Mais Médicos. A iniciativa, mantida pelo governo federal, busca ampliar a cobertura de atendimento em regiões com carência de profissionais e alto índice de vulnerabilidade social.
Segundo informações do site O Rio Branco, os novos profissionais foram designados para postos da Estratégia Saúde da Família (ESF) em zonas urbanas e rurais, além de Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Oito médicos, por exemplo, atenderão diretamente comunidades indígenas — dois no DSEI Alto Juruá e seis no DSEI Alto Rio Purus, locais de difícil acesso e baixa cobertura de assistência médica.
A chegada do grupo faz parte de uma nova etapa do Mais Médicos, que prevê a convocação de 3.173 profissionais para atuação em 1.618 municípios e 26 distritos indígenas em todo o território nacional. O Ministério da Saúde informou que esta edição alcançou número recorde de interessados, com mais de 45 mil inscritos.
Os médicos com diploma brasileiro e registro em Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) já iniciaram os atendimentos. Já aqueles que se formaram no exterior começam as atividades em agosto, após participarem de um módulo de capacitação voltado para situações de urgência, emergência e práticas específicas do Sistema Único de Saúde (SUS).