O deputado estadual Afonso Fernandes, presidente do Solidariedade no Acre, participou nesta quarta-feira (25) da cerimônia em Brasília que formalizou a federação partidária entre Solidariedade e PRD (Partido Renovação Democrática). O ato unifica as bancadas das duas legendas no Congresso Nacional e em assembleias estaduais. A federação nasce com 10 deputados federais, um governador (Clécio Luís, do Amapá) e 138 prefeitos eleitos em 2024.
Em postagem conjunta nas redes sociais, Fernandes e o diretório estadual acreano classificaram o dia como “histórico”, destacando que a aliança fortalecerá um “projeto nacional sólido e plural”. O parlamentar acreano enfatizou os eixos da união: “Justiça social, geração de emprego, valorização do trabalhador e sustentabilidade”.
A federação permitirá campanhas eleitorais unificadas em 2026 e ampliará o acesso ao fundo partidário. No Acre, a articulação fortalece a base de apoio ao governador Gladson Cameli (PP), com quem Fernandes mantém alinhamento.
A solenidade contou com líderes nacionais das duas legendas, que defenderam a união como resposta à fragmentação política. Para o Acre, a federação amplia a influência de Fernandes, único representante da sigla na Aleac, em discussões nacionais sobre temas como desenvolvimento amazônico e políticas sociais.
Com informações O Palaciano