sábado, 12 julho 2025

Polícia ainda não recapturou nenhum dos 9 detentos que fugiram do presídio de Rio Branco

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

Uma semana após a fuga de nove presos da unidade penitenciária Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, nenhum dos detentos foi recapturado. O episódio, ocorrido na quinta-feira passada (19), não foi o primeiro registro de fuga no presídio Francisco de Oliveira Conde, que já havia registrado episódios semelhantes em meses anteriores.

Segundo o Instituto de Administração Penitenciária do Estado (Iapen-AC), os fugitivos são considerados de alta periculosidade e possuem condenações por crimes como homicídio, tráfico de drogas, roubo e associação criminosa. Desde a fuga, o governo estadual mobilizou forças policiais para tentar localizar o grupo, sem sucesso até o momento.

Em uma entrevista concedida ao portal de notícias Contilnet , o Iapen informou que não pode fornecer detalhes sobre a forma como os detentos escaparam, alegando razões de segurança. “Neste momento, por uma questão de segurança, não vamos informar detalhes da fuga, mas todas as providências necessárias estão sendo tomadas”, afirmou o órgão.

Entre os nomes divulgados dos foragidos estão Arthur Carvalho Gomes, Francisco Guimarães Santana, Geovane Costa Almeida, Johnatan Silva Magalhães, Isaquiel Martins de Souza, Carlos Vitor de Castro Cardoso, Davi Castro de Souza, Natanael do Nascimento Salgueiro e Ozeias Paulo Germana Ferreira.

Publicidade