Ícone do site Folha do Acre

Governo investe R$ 2 milhões no Arraial Cultural, a festa que envolve tradição e inovação

O acreano já pode tirar seu look de arraial do armário e escolher sua junina preferida para torcer no concurso estadual porque o governador Gladson Camelí lançou oficialmente, nesta quarta-feira, 18, o Arraial Cultural, que será realizado entre os dias 24 e 29 de junho e movimenta a capital acreana. O lançamento foi feito no Cine Teatro Recreio, na Gameleira, e contou com a presença do presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, que anunciou o investimento de mais de R$ 2,1 milhões no evento.

O governador destacou a importância da programação para a cultura e economia do estado, já que movimenta diversos segmentos durante uma semana. Com uma programação diversificada, o Arraial Cultural 2025 promete movimentar a cidade com apresentações musicais, quadrilhas juninas, feira de artesanato, gastronomia típica e diversas atividades culturais que celebram as tradições regionais.

“Estamos falando de cultura, alegria e tradição. Quero parabenizar toda a equipe do governo, os colaboradores e cada pessoa que tem mostrado o melhor de si ao representar o nosso Acre. O governador orienta, direciona, mas precisa contar com o entusiasmo e o comprometimento de todos. É gratificante ver, no olhar das pessoas, o brilho e a vontade de construir algo que represente de fato o nosso estado. Esse é o legado que desejo deixar: construir pontes”, destacou.

Ele ressaltou ainda que o investimento feito no evento é integralmente com recursos do Estado e agradeceu o empenho da equipe na valorização das atrações musicais, da gastronomia e das manifestações culturais acreanas.

“A cada edição, essa festa se fortalece. Cultura é saúde, é vida, é educação. Precisamos incentivar, cada vez mais, esse movimento, criando oportunidades e fortalecendo conexões. O Arraial é um espaço de encontro das famílias e um palco onde cada acreano pode expressar seu talento e suas raízes culturais.”

Entre os destaques da programação, está o aguardado Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, com a grande final marcada para o dia 29 de junho, quando a campeã será coroada e vai representar o estado na etapa nacional do concurso.

O Arraial Cultural 2025 também terá espaços temáticos, ações de inclusão, acessibilidade e sustentabilidade, reafirmando o compromisso da organização com um evento democrático e inovador.

A expectativa é atrair milhares de visitantes e fomentar a economia local, especialmente nos setores de turismo, comércio e serviços.

Novidades

Kinpara apresentou as novidades para esta edição do Arraial Cultural, que incluem o aumento da participação das quadrilhas, o acréscimo no valor da premiação e, pela primeira vez, a oportunidade de o grupo vencedor representar o Acre fora do país.

“Fazemos tudo com muito amor e, acima de tudo, com respeito a quem se dedica às quadrilhas, que se preparam durante todo o ano. Conquistamos um espaço que acolhe desde as crianças até os mais experientes. O nosso governador tem nos orientado a cuidar não apenas da área ambiental, mas também da segurança. No ano passado não tivemos nenhuma ocorrência, e isso nos motiva a manter esse ambiente seguro para todos”, afirmou.

O presidente da FEM ressaltou que o Arraial começa bem antes de junho, com atividades nos bairros e a forte participação popular, mas é na grande festa que toda essa construção cultural ganha seu ápice.

“O governador sempre assegura os investimentos na cultura e tradição. Acreditamos que neste ano vamos superar todas as expectativas, porque não é só a FEM: toda a equipe do governo está empenhada em fazer um evento grandioso. Mas o verdadeiro brilho quem traz é o público que prestigia e faz essa festa acontecer”, destacou.

Entre as novidades deste ano está também o bingo solidário, cujos recursos arrecadados serão destinados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Branco (Apae). A presidente da instituição, Carminha Pismel, celebrou a iniciativa ao lado do governador.

“Foi uma alegria imensa, um momento único. Estamos diretamente envolvidos com a população e só temos a agradecer. Convidamos todos a comparecerem ao Arraial Cultural. Essa festa é muito importante não apenas para a Apae, mas para toda a comunidade. E não se esqueçam de adquirir o bingo, essa colaboração faz toda a diferença para quem mais precisa”, reforçou.

Agência de Notícias do Acre

Sair da versão mobile