Ícone do site Folha do Acre

Fetac em Cena valoriza artistas locais e promove intercâmbio cultural no interior do Acre

Fetac em Cena em Plácido de Castro movimentou escolas e praças com apresentações e oficinas

A Federação de Teatro do Acre (Fetac) promoveu o Fetac em Cena 2025, com programação de oficinas e apresentações teatrais durante uma semana intensa, no município de Plácido de Castro, interior do Acre.

O presidente da Fetac, Lenine Alencar, ressalta que a realização da mostra em Plácido de Castro reuniu diversos grupos de teatro da federação, além de grupos convidados e não federados, entre os dias 23 e 28 de junho, em praças e escolas do município. “Para nós é muito importante sempre realizar esse evento e poder compartilhar essas ações da Fetac com os municípios do estado”, destaca.

Para Écio Rogério da Cunha, do grupo Macaco Prego da Macaca Colorida, a Fetac realiza, apresenta e coloca, cada vez mais, o Fetac em Cena dentro de espaços no interior do Acre, além da capital.

“Eu acho que esse movimento de levar os espetáculos, fazer as trocas de conhecimentos nas cidades que foram escolhidas, cada vez mais a federação se espalha, e coloca dentro desse universo os artistas da capital e também os artistas do interior nessa troca de conhecimento, de fazeres e prazeres de fazer arte. Eu acho que esse festival em Plácido de Castro é uma demonstração clara de que a diretoria da Fetac quer e coloca em prática planos de colocar cada vez mais o interior como prioridade e uma das coisas mais importantes é você chegar na ponta, onde não tem acesso”, explica.

Para Dani Mirini, do Grupo de Teatro Experimental Vivarte, o Fetac em Cena “foi maravilhoso nas escolas”, disse. “As crianças estão sempre empolgadas, muito felizes e de uma certa maneira sempre prestando atenção. Está acontecendo de uma maneira também que é muito legal, bem comunitária, como ter professores e pais ajudando”, conta.

A ação é uma iniciativa da Fetac, em parceria com o Sesc, Secretaria Municipal de Cultura de Plácido de Castro e Comitê de Cultura do Acre. O projeto é financiado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com recursos do Ministério da Cultura, do Governo Federal, e do governo do Estado do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

Sair da versão mobile