A Prefeitura de Bujari aprovou, por meio do Decreto nº 148, de 18 de junho de 2025, a Política de Educação Integral em Tempo Integral para a rede municipal de ensino. A medida, elaborada pela Secretaria Municipal de Educação e aprovada pelo Conselho Municipal do Fundeb e pela Comissão Especial de Educação, estabelece diretrizes para ampliar gradualmente o número de estudantes atendidos em jornada ampliada, com metas de cobertura que se estendem até 2035.
O documento reconhece a importância da educação integral como instrumento de promoção da cidadania e do desenvolvimento social, e responde à exigência do Ministério da Educação contida na Portaria nº 1.495/2023, que orienta os municípios a apresentarem políticas específicas para o tema.
Segundo diagnóstico da própria secretaria, a rede municipal de Bujari contabilizava, em 2025, 1.607 alunos matriculados. Desse total, 126 estudantes do ensino fundamental anos iniciais já estão em regime de tempo integral — o que representa 8% da rede, percentual que atende à meta mínima prevista no Plano Nacional de Educação (PNE) para essa etapa.
O planejamento estipula que até o fim de 2025, 25% dos estudantes da rede devem estar em jornada ampliada. A meta seguinte é elevar esse número em pelo menos 10 pontos percentuais por ano a partir de 2026, alcançando metade dos estudantes até 2027. A proposta prevê, ainda, a universalização do ensino integral em toda a rede municipal até 2035.
A política define critérios de prioridade para expansão, com foco inicial em crianças de zero a três anos em situação de vulnerabilidade social, na oferta de jornada estendida para todas as crianças da pré-escola e na organização coletiva da ampliação da jornada no ensino fundamental I, por meio de assembleias com pais, professores e equipe pedagógica.
Para viabilizar a política, o município prevê o uso de espaços públicos comunitários, a integração com programas de outras secretarias — como Cultura, Esportes e Assistência Social — e a oferta de três refeições diárias para os estudantes em tempo integral. A formação de professores e profissionais da rede também será reforçada com capacitações específicas.