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Autoridades cobram urgência na reconstrução da BR-364 durante evento em Cruzeiro do Sul

Autoridades e parlamentares participam da Caravana da BR-364/Foto: Folha do Acre

Durante evento realizado na manhã desta sexta-feira, 6, no Centro CEANON, em Cruzeiro do Sul, autoridades locais, estaduais e federais se reuniram para debater a situação da BR-364 e reforçar a necessidade urgente de sua reconstrução. A rodovia, que é a principal ligação entre a capital Rio Branco e o Vale do Juruá, enfrenta sérios problemas de trafegabilidade.

O presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ricardo Araújo, explicou as dificuldades técnicas enfrentadas nos trabalhos anteriores e detalhou a proposta de um novo modelo de pavimentação.

Esse trecho de Cruzeiro do Sul, que vai de Rodrigues Alves ao Liberdade, foi parcialmente feito pelos ex-governadores Orleir e Jorge Viana. As técnicas utilizadas na época foram, na verdade, um trabalho artesanal. A cada 300 metros, é preciso misturar o solo com areia e 8% de cimento. Esse material é então trabalhado, aberto e fechado, o que torna o processo muito caro. Além disso, é necessário interditar o trecho durante a execução, que leva cerca de oito semanas para a cura do solo e sua compactação”, destacou Araújo.

Ele também afirmou que, com o uso de rochas e novas tecnologias, o trabalho poderá ganhar mais agilidade e qualidade.

“Com as empresas que nós temos aqui, é possível executar pelo menos 70 quilômetros por ano nesta estrada. A projeção que o DNIT faz é de três anos: 2025, 2026 e 2027, podendo se estender até 2028”, disse.

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, ressaltou a importância da BR-364 para o desenvolvimento econômico da região e elogiou a mobilização em torno da causa.

“A rodovia tem tudo a ver com o desenvolvimento nacional e com o crescimento de Cruzeiro do Sul. Mais da metade dos municípios acreanos dependem dela. Estávamos fazendo um levantamento e, de 2024 até agora, quase 9 bilhões de reais em movimentação econômica passaram pela BR-364, nos 10 municípios que estão ao redor dessa rodovia. Só em Cruzeiro do Sul, são cerca de 400 milhões de reais em mercadorias circulando mensalmente por ela. É por isso que eu digo: essa é a rodovia do desenvolvimento. Se a BR está bem, o desenvolvimento da região vai bem. Se ela está doente, é sinal de que o desenvolvimento também está capengando. A BR não tem partido, não tem prefeito, ela é de todos nós, e temos que lutar para que, cada vez mais, esteja em condições adequadas de trafegabilidade, tanto para pessoas quanto para mercadorias”, ressaltou Zequinha.

Já o deputado estadual Luiz Gonzaga, enfatizou a união da classe política e criticou a má qualidade de serviços anteriores realizados na rodovia.

“Preparamos esse evento aqui em Cruzeiro do Sul reunindo toda a classe política. Estão presentes senadores, deputados federais, secretários. O governo Gladson participou em Rio Branco, e a vice-governadora também. Ou seja, toda a classe política e os deputados estaduais estão envolvidos nesse projeto. É um grito de socorro, porque a BR-364 pede socorro. Se não for feito um trabalho de qualidade agora, ela vai se acabar. Tem gente que não sabia da situação, mas agora tudo está sendo documentado e será enviado a Brasília, entregue ao Presidente da República, ao Ministério dos Transportes, aos nossos deputados federais e senadores, para que essa situação seja resolvida de vez”, contou o deputado.

Gonzaga enfatizou ainda a necessidade de um serviço duradouro e bem executado. “A partir deste ano, não podemos apenas construir, mas também realizar uma operação tapa-buracos de qualidade. Porque não adianta tapar buraco com asfalto que a gente consegue tirar com a mão. Isso não tem qualidade. Depois dizem que a culpa é do solo, mas a culpa não é do solo, é do asfalto ruim, de péssima qualidade. Precisamos resolver isso, porque a população do Juruá merece uma rodovia de qualidade”, conluiu Gonzaga.

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