sábado, 28 junho 2025

Acre tem destaque em congresso nacional com utilização do WhatsApp único no atendimento da Defensoria Pública

Assessoria

Promover acesso à justiça e prevenir fraudes envolvendo o nome da Defensoria Pública estão entre os benefícios da plataforma

Agora está mais fácil e seguro falar com a Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), com um único canal de comunicação que está na palma da mão de praticamente todas as pessoas que usam um celular. Utilizar a popularização do WhatsaApp e desenvolver um chat que conecte com essa plataforma rendeu à Defensoria do Acre um destaque como case de sucesso no 1º Congresso Nacional de Tecnologia e Inovação (CNTI), com foco no trabalho da Defensoria Pública em todo o Brasil.

A inovação que rompeu as barreiras geográficas do Acre e está proporcionando acesso à justiça de forma online foi possível por meio da parceria com a Makeone e a Rocket.Chat. Essas empresas estão atuando dentro da Defensoria Pública do Acre para aperfeiçoar as conversas via chat e possibilitando experiências de inovação para auxiliar tanto o público alvo, assistidas e assistidos, como as servidoras e servidores da instituição.

O case de sucesso foi apresentado durante palestra durante a programação do CNTI e do Enastic Defensorias – Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça iniciou nesta quarta-feira, 25 e segue até a próxima sexta-feira, 27, em Foz do Iguaçu, Paraná. Mais de 400 defensores e servidores de todo o país participam dos debates, promovidos com apoio da Defensoria Pública do Paraná.

Em seu momento de apresentação, os parceiros destacaram o caso da Defensoria do Acre como o mais avançado na categoria de Defensorias em todo o Brasil e já planejam visitar o estado para conhecer mais sobre especificidades do público assistido. “É magnífico quando o nosso trabalho com a inovação e a tecnologia alcança esse patamar de mudar a vida das pessoas. Promover acesso à justiça com essa plataforma tem nos orgulhado muito por fazer parte desse trabalho”, disse Cristovam Garcia, diretor de vendas governamentais da Makeone.

“A inovação é um pilar da nossa Defensoria Pública no contexto atual. Estamos investindo na tecnologia porque sabemos que ela pode aproximar pessoas. É isso que queremos, que a justiça seja para todas e todos que precisam dela, especialmente para as pessoas em situação de vulnerabilidade”, disse a defensora pública-geral, Juliana Marques, que está participando o evento com uma comitiva da Defensoria.

Além da defensora-geral, Juliana Marques, a equipe da DPE/AC é integrada pela subdefensora-geral de Gestão Administrativa, Simone Santiago, pela subdefensora-geral Institucional, Thais Araújo, pelo defensor público Bruno Vigato, pelo diretor de Tecnologia da Informação, Genésio Mendonça, pelo chefe de Departamento de Sistemas e Inovação, Cleir Castro, pela servidora do Departamento de Sistemas e Inovação Tecnológica Thalya Batista e também a diretora de Comunicação, Katiúscia Miranda.

Chama no Zap

Com uma campanha intitulada Chama no Zap, a Defensoria tem divulgado a centralização de seus atendimentos digitais em um número único: (68) 99230-2101. A medida busca ampliar o acesso da população aos serviços da instituição, além de contribuir para o combate a fraudes envolvendo o uso indevido do nome da Defensoria.

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h (exceto feriados), o canal oferece um chatbot interativo com três serviços principais: atendimento virtual inicial, agendamento de atendimento presencial e acesso à Ouvidoria-Geral. A unificação dos canais faz parte de uma estratégia para tornar o atendimento mais eficiente e seguro. Antes, as demandas chegavam por diferentes meios, o que dificultava o monitoramento, a triagem e o acompanhamento adequado dos casos.

O novo número institucional não substitui imediatamente os canais antigos, que continuam ativos durante o período de transição. A orientação, no entanto, é que os assistidos priorizem o novo contato, consolidado como canal oficial da Defensoria para atendimentos digitais.

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